Busca
Busca
Clima de Natal

Lojas do Centro ficam abertas até as 22h a partir desta segunda-feira

As lojas da região central de Sorocaba ficam de portas abertas até as 22h a partir de hoje. A medida é adotada todos os anos para dar mais facilidades aos consumidores, que trabalham durante o dia

Jornal Cruzeiro do Sul
ERICK PINHEIRO/Jornal Cruzeiro do Sul

Do total de consumidores esperados, 40% devem ser de turistas, segundo expectativa dos lojistas

As lojas da região central de Sorocaba ficam de portas abertas até as 22h a partir de hoje. A medida é adotada todos os anos para dar mais facilidades aos consumidores, que trabalham durante o dia, de realizarem suas compras para o Natal. A expectativa é de que 130 mil pessoas por dia passem pelas ruas do Centro neste período. A volta da decoração natalina deve contribuir para esse fluxo maior de pessoas. O horário estendido atrai ainda moradores de outras cidades, por conta da maior oferta de itens em Sorocaba.

Essa mudança no horário de atendimento do comércio deve atender àquelas pessoas que trabalham em horário comercial, como os trabalhadores das indústrias. “Estas pessoas não têm, rotineiramente, condições de vir visitar o Centro por causa do horário”, esclarece Hudson Pessini, presidente da Associação do Centro Estendido de Sorocaba (Aceeso). Mas outro benefício, segundo ele, é a melhoria da qualidade do atendimento. “É para pulverizar e dar melhor condição de atendimento para aquela concentração de pessoas. Assim, é possível dar mais atenção e melhorar a receptividade.”

A tradição das compras de fim de ano na região central, conforme Nilton da Silva Cesar, presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), começa a partir desta sexta-feira. “Tradicionalmente, depois do recebimento da primeira parcela do 13º salário, os consumidores começam a adiantar os seus presentes e necessidades de consumo”, explica. De acordo com ele, os lojistas devem aproveitar esse momento, quando o público se volta para o horário estendido.

Hudson Pessini também aponta que vários fatores devem influenciar no maior fluxo de pessoas pelo Centro nas noites de dezembro. Segundo ele, são esperados em torno de 130 mil pessoas por dia durante esse período. O clima mais ameno da noite, os enfeites de Natal, a maior oferta de produtos com menor preço são os destaques para atrair esses consumidores. “As lojas estão enfeitadas e esse ano vamos ter a volta da decoração de Natal, que são atrativos. As crianças ficam encantadas com esse clima”, diz.

Do total de consumidores esperados, ainda segundo ele, 40% devem ser de turistas. “Esses consumidores, das cidades vizinhas, veem em Sorocaba um maior número de opções de compra, com variedade maior, concorrência expremida”, ressalta. Para ele, o exemplo de que apenas um segmento, como o de calçados, conta com cerca de 40 lojas na região central, faz com que os preços sejam melhores. “Porque o que vai fazer a loja sobreviver é a briga no preço.”

Consumidores aprovam

O horário maior para poder fazer as compras com mais calma e comodidade é apontado como uma vantagem por consumidores sorocabanos. Para José Carlos Cassaniga, o melhor é poder sair do trabalho e ainda ter horários para fazer a compras no Centro. Acho muito bom, porque o clima é mais fresco”, diz ele, que deve aproveitar esse horário assim que entrar em funcionamento.

O clima agradável também é fundamental na escolha por visitar Centro à noite, na visão de Gislaine Souza Rosa. “Eu trabalho de dia e me sinto mais à vontade nesse horário”, comenta. Ela ainda diz se sentir segura, com o policiamento reforçado, para levar a filha, Tainá Aparecida, para as compras.

A oferta e os bons preços são lembrados por Cristiane Cassaniga como os pontos fortes das lojas do Centro. “Os valores das coisas são mais baixos que nos shoppings”, explica. O mesmo afirma Gislaine. “Eu prefiro vir aqui que ir ao shopping”, conclui.

tags
Aceeso Acso Hudson Pessini natal Nilton da Silva Cesar Sorocaba
VEJA
TAMBÉM