Busca
Busca
História

Livro sobre movimentos sociais de Sorocaba é lançado

Obra foi organizada pelo professor do Departamento de Ciências Humanas e Educação Marcos Francisco Martins

Imprensa SMetal
Felipe Shikama
Terto da Silva compôs a mesa ao lado do diretor da UFScar, Isaías Torres e do organizador do livro, Marcos Martins

Terto da Silva compôs a mesa ao lado do diretor da UFScar, Isaías Torres e do organizador do livro, Marcos Martins

Dezenas de pessoas lotaram, noite de sexta-feira, dia 31, o Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCar, no bairro de Santa Rosália, para prestigiar o lançamento do livro “História dos movimentos sociais da região de Sorocaba – Origens, conquistas e desafios”.

A obra foi organizada pelo professor do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) Marcos Francisco Martins e é resultado de um encontro articulado com movimentos sindicais e sociais da região, promovido pelo DCHE do campus Sorocaba da universidade federal.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto da Silva, compôs a mesa de apresentação do livro, ao lado do diretor da UFSCar Sorocaba, Isaias Torres, e do organizador da obra. “A própria vinda da UFSCar para Sorocaba é conquista dos movimentos sociais”, lembrou Terto em seu discurso.

Marcos Martins, por sua vez, ressaltou a importância dos movimentos sindicais ao desempenhar papel de “freios e contrapesos” dos governos. “Tanto os sindicatos como os movimentos sociais são fundamentais para a construção de uma agenda dos governos. Se eles não fizerem esse papel, de pressionar, quem vai acabar pautando a agenda dos governos serão as elites e os empresários”, explicou.

Além de um coquetel comunitário, os convidados puderam conferir apresentação do coral Lírico Anota que eu Canto, de roda de maracatu e da cantora Mônica Albuquerque.

tags
livro Movimento sindical movimentos sociais ufscar
VEJA
TAMBÉM