Cultura

Livro que conta a história de sorocabano morto pela ditadura é lançado neste sábado, 4

Atividade acontece no Sesc, a partir das 16h, com bate-papo e sessão de autógrafos com o autor, Camilo Vannuchi

Divulgação

O livro “Eu só disse o meu nome”, que conta a história do sorocabano Alexandre Vannucchi Leme, assassinado pela ditadura militar, será lançado neste sábado, 4, a partir das 16h no Sesc Sorocaba. A atividade conta com bate-papo e sessão de autógrafos com o autor do livro, Camilo Vannuchi. O evento é aberto e, quem quiser participar, deve retirar senha no Sesc às 15h.

O livro conta a história do estudante de Geologia da USP, Alexandre Vannucchi Leme, que tinha 22 anos quando foi torturado até a morte no DOI-Codi de São Paulo, em 1973. Começava assim a longa jornada de seus pais para localizar o filho e, uma vez confirmado o assassinato, reaver seus restos mortais: uma busca que se converteria em luta por memória, verdade e justiça.

A morte do Minhoca, como o jovem era conhecido na USP, foi um divisor de águas na história do país. Pela primeira vez desde o AI-5, algo entre 3 mil e 5 mil estudantes lotaram a Catedral da Sé para ouvir o cardeal dom Paulo Evaristo Arns acusar as autoridades de tirar a vida de um garoto. A ditadura começou a cair ali.

“Essa biografia feita pelo Camilo é muito envolvente pela pesquisa realizada e pela forma narrativa que não é entrecortada por citações e referências, mas em primeira pessoa como no segundo capítulo que o autor diz: ‘Alexandre, você ainda não me conhece. Eles impediram nosso encontro.  Sou teu primo em segundo grau, filho do Paulinho. O filho mais velho’.  É um honra pra mim fazer a mediação, fazer parte desse lançamento em Sorocaba”, conta a jornalista Fernanda Ikedo, que será mediadora do evento.

Sobre o autor

Camilo Vannuchi é jornalista e escritor, professor de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e Secretário de Cultura de Diadema. Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, foi repórter e editor nas revistas IstoÉ e Época São Paulo e colunista no Brasil 247, no site da Carta Capital e no UOL. Foi membro e relator da Comissão da Verdade da Prefeitura de São Paulo (2016). Publicou, entre outros, os livros “Marisa Letícia Lula da Silva” e “Vala de Perus, uma biografia”, finalista no Prêmio Jabuti de Literatura.

O Sesc Sorocaba fica na Rua Barão de Itapetininga, 555, Jardim Faculdade.

*Com informações do Sesc

alexandre vannuchi leme ditadura militar lançamento livro sesc