1º de Maio

Live Solidária arrecada mais de R$ 1,8 mil em prol do Banco de Alimentos

No total, 39 pessoas doaram durante o evento político-social do SMetal em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora; valor será revertido em alimentos para famílias carentes de Sorocaba

Mariana Mansano Maginador/Assessoria BAS
O Banco de Alimentos de Sorocaba atua há mais 15 anos no combate à fome e na defesa da segurança alimentar

A Live Solidária do 1º de Maio, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), arrecadou R$ 1.825,00, valor que será revertido em alimentos para diversas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em Sorocaba. No total, 39 pessoas doaram durante o evento político-social da entidade em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.

As doações serão distribuídas pelo Banco de Alimentos de Sorocaba, entidade que há mais de 15 anos atua no combate à fome e na defesa da segurança alimentar. “Agradecemos a colaboração de cada um e cada uma que doaram. Com certeza, esses alimentos vão chegar às mesas de quem mais precisa”, assegura o presidente do Banco, Tiago Almeida do Nascimento.

Ele conta ainda que, somente no cadastro permanente da entidade, há cerca de 6 mil pessoas aguardando doação de cestas de alimentos. “O nosso trabalho é permanente e, além de campanha especiais, como foi a Live do SMetal, seguimos recebendo doações de quem puder e quiser ajudar”.

Para doar alimentos ou criar uma parceria permanente com o BAS, é só entrar em contato por meio do e-mail [email protected]. A doação pode ser realizada ainda via Pay Pal, no link https://bit.ly/2QY6f

1º de Maio Solidário

Centenas de internautas puderam acompanhar mais de três horas de Live Solidária, na manhã do dia 1º de Maio, sábado, com shows com Luca e Marcelo, Forró das Comadres, Julio Moura e Flavinho Batucada. Além de muita música, lideranças sindicais da região também deram os seus recados, como a Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, Marcia Viana, e o coordenador da Subsede da CUT Sorocaba, Antônio Sergio Silva de Moraes.

Para o presidente do SMetal, Leandro Soares, apesar das dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19, a entidade conseguiu levar aos trabalhadores e trabalhadoras uma importante mensagem: cuidem-se, porque a luta daqui para frente será árdua.

“Apesar de um evento com muita música e entretenimento, o 1º de Maio prioritariamente é um momento de reflexão sobre as lutas da classe trabalhadora. E, além disso, a cada ano trazemos ainda mais a importância da solidariedade em momentos tão difíceis, com o atual, e pudemos ajudar nesse trabalho tão importante que é do Banco de Alimentos”, conta.

Conheça o Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos de Sorocaba é uma organização não governamental criada em dezembro de 2005 com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome em Sorocaba e região.

Ao longo de uma década e meia, a entidade doou mais de 5,6 mil toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 39 mil pessoas através de 226 entidades cadastradas. Somente em 2020, com a pandemia da Covid-19, o Banco intensificou sua atuação e parcerias e doou mais de 115 toneladas de alimentos, beneficiando aproximadamente 25 mil pessoas.

1° de maio Alimentos arrecadação banco live Metalúrgicos sindicato solidária Sorocaba trabalhador trabalhadora