O Projeto Mulheres e Luta recebe nesta quinta-feira, 18, a pesquisadora Nina Santos, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). A live acontece no canal youtube.com/mulhereseluta a partir das 20h e vai abordar como a “manipulação de informações resulta no enfraquecimento democrático”, com mediação da atriz e doutoranda Daia Moura.
Nina, que também é pesquisadora do Centre d’Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias (Université Panthéon-Assas) e coordenadora acadêmica do Desinformante, ressalta que nem tudo que é desinformação se desmancha nas redes. As consequências das ‘fake news’ além de dominar o debate público desde 2016, passa pelo que chama de mediadores digitais. “O poder de fala foi, de alguma forma, democratizado, mas não se pode dizer o mesmo da capacidade de ser ouvido”, destaca
Mais sobre Nina
Nina foi pesquisadora visitante no Center of Advanced Internet Research (CAIS – Alemanha, 2020) e no grupo Social Movements in the Global Age, na Université de Louvain-la-Neuve (SMAG – Bélgica, 2018). É diretora e diretora do Aláfia Lab. Sua tese de doutorado, defendida na Université Paris II, foi premiada com o Prix de thèse da instituição e indicada ao Prix de la Chancellerie des Universités de Paris. Seu livro “Social media logics: Visibility and mediation in the 2013 Brazilian protests” será lançado em outubro pela Palgrave Macmillan.
Sobre o projeto
O projeto Mulheres e Luta é do Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades (Negds) da UFSCar, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.