O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), garantiu aos catadores da Coreso (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba) apoio efetivo ao grupo. Atualmente a Prefeitura apóia a Coreso de forma simbólica.
Lippi assumiu o compromisso durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (15), na Prefeitura. Participaram do encontro catadores e diretores do Ceadec, organização não-governamental que apóia projetos de coleta coletiva com inclusão dos catadores em Sorocaba e região.
Entre o apoio prometido à Coreso, está o custeio total do combustível e a compra de prensa, balança e elevadores de fardos para o núcleo do Além Ponte da cooperativa. O núcleo do parque Vitória Régia também ganhará combustível.
Atualmente a Coreso mantém no Além Ponte um barração com 2 mil quadrados, além de um caminhão e 18 cooperados que recolhem 40 toneladas de recicláveis por mês de 40% das casas daquela região.
Com o apoio da Prefeitura, a meta dos catadores é atingir 100% das casas daquela região.
“A reunião foi boa, afinal fazia muito tempo que tentávamos essa conversa com o prefeito. Até o momento conversávamos apenas com o secretário de parcerias [Roberto Juliano], mas com ela as coisas não andavam”, diz Rita de Cássia Gonçalves Viana, presidente do Ceadec.
A Prefeitura, no entanto, não estipulou prazo para a compra dos equipamentos e a liberação do combustível.
O projeto do vereador Izídio de Brito (PT), que tramita na câmara e prevê remuneração dos catadores pela Prefeitura, não entrou em discussão.