O metalúrgico Mário Luiz Rodrigues foi reintegrado ao quadro de funcionários da Vossloh Cogifer (antiga Barros Monteiro) na manhã desta terça-feira, dia 14. Ele havia sido dispensado pela empresa no dia 19 de dezembro de 2013, apesar de contar com a estabilidade no emprego por ser membro da Cipa – gestão 2012/2013.
O processo de reintegração está sendo movido pelo departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos. A direção sindical afirma que há indícios de que a Cogifer dispensou o trabalhador justamente por ele ser um cipeiro atuante, que luta pelos direitos dos companheiros de fábrica e que pretende concorrer à reeleição como membro da Cipa.
O trabalhador foi dispensado antes das inscrições para o novo mandato da Cipa, que começou dia 2 de janeiro e vai até 21 deste mês. Com a decisão da Justiça, o metalúrgico poderá enfim se candidatar a cipeiro novamente. A eleição será dia 25 de fevereiro.
O jurídico do Sindicato esclarece que a Cogifer ainda pode contestar a liminar, que recebe o nome de “tutela antecipada” no Direito Trabalhista. A ordem de reintegração de Mário ao trabalho foi expedida pela juíza Érika Ferrari Zanella, da 4ª Vara do Trabalho de Sorocaba.