Busca
Busca
Eleições

Leandro Soares lança carta pela democracia e cobra posição dos políticos

Presidente licenciado do SMetal é candidato a deputado estadual e protocolou o manifesto na Câmara de Vereadores de Sorocaba; os parlamentares Iara Bernardi e Francisco França apoiaram a iniciativa

Do Portal Porque
Fábio Jammal Makhoul
Leandro Soares com os vereadores Iara Bernardi e Francisco França

Leandro Soares com os vereadores Iara Bernardi e Francisco França

Faltando 10 dias para as eleições, Sorocaba ganhou seu próprio manifesto pela democracia, a exemplo de outras cartas lançadas pelo Brasil nas últimas semanas. A iniciativa sorocabana é do presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos e candidato a deputado estadual, Leandro Soares, do PT. O político esteve na manhã desta quinta-feira, 22, na Câmara de Sorocaba para protocolar o manifesto e colher assinaturas. A iniciativa ganhou o apoio imediato dos vereadores Iara Bernardi e Francisco França, ambos também do PT.

Em entrevista ao PORQUE, transmitida ao vivo pelas redes sociais (assista aqui), Leandro Soares disse que o risco de haver um golpe no Brasil é real. “O presidente Jair Bolsonaro tem atacado as urnas eletrônicas e colocado em xeque a lisura das eleições, sem prova alguma, para criar um clima favorável para um golpe. Isso está claro nas atitudes e nas declarações do presidente. Por isso eu conclamo a todos os democratas de Sorocaba a se juntarem a nós nesta luta contra o golpe e em favor da democracia”, diz Leandro.

Na carta protocolada pelo candidato na Câmara, Leandro destaca a importância de se respeitar os resultados das urnas. “As eleições diretas foram uma conquista do povo brasileiro, que inundou as ruas pedindo Diretas Já!. E o processo eleitoral brasileiro é elogiado no mundo todo, incluindo muitas nações ricas que vieram aqui para conhecê-lo de perto”, diz trecho da carta.

Segundo Leandro, o objetivo de protocolar a carta na Câmara, além de envolver todos os vereadores candidatos a deputado, é, também, forçar que os parlamentares se posicionem diante dos ataques às urnas eletrônicas e à democracia.

“Todos os vereadores foram eleitos por meio das urnas eletrônicas, mas, agora, os parlamentares que apoiam Bolsonaro assumiram o discurso do presidente e estão contribuindo com a construção do golpe. Com esta carta, queremos que todos se posicionem e declarem — ou não — o seu respeito à democracia. Vale destacar que essa é a Câmara mais conservadora e retrógrada da história de Sorocaba. Precisamos denunciar aqueles que conspiram contra a democracia, atacando o processo eleitoral legítimo garantido pela Constituição Federal”, destaca Leandro.

Confira abaixo a íntegra do manifesto pela democracia.

MANIFESTO PELA DEMOCRACIA

Temos acompanhado ataques sistemáticos à democracia brasileira e, principalmente, à legitimidade do processo eleitoral e das urnas eletrônica. Esses ataques partem daquele que deveria zelar e incentivar o respeito à nossa Constituição e ao nosso processo eleitoral democrático, construído por todos os brasileiros após vivermos durante muitos anos sob uma ditadura.

As eleições diretas foram uma conquista do povo brasileiro, que inundou as ruas pedindo Diretas Já!. E o processo eleitoral brasileiro é elogiado no mundo todo, incluindo muitas nações ricas que vieram aqui para conhecê-lo de perto.

Infelizmente, o presidente da República, em vez de buscar soluções para os inúmeros problemas do Brasil, como os 33 milhões de cidadãos e cidadãs famintos, tem se valido de ocasiões importantes, como o 7 de Setembro, em que deveríamos estar celebrando os 200 anos de Independência, para inflamar seus seguidores, fazendo ameaças à democracia e espalhando mentiras sobre a segurança das urnas eletrônicas.

Ironicamente, o presidente ataca hoje o mesmo sistema que o ajudou a eleger-se, assim como três de seus filhos. Agora, ameaçado pelas pesquisas de intenções de votos que o colocam em desvantagem na corrida eleitoral, tenta desacreditar o processo eleitoral, numa contestação golpista aos resultados das próximas eleições.

Diante dessas ameaças, é imperativo que todos nós, que defendemos diariamente a democracia e as eleições diretas, nos unamos contra essas ameaças com vistas a garantir que a vontade popular expressa nas urnas seja respeitada.

Por isso, assinamos este documento em defesa da democracia e conclamamos todos que estão aqui a fazer isso e assumir, publicamente, o compromisso de acatar e respeitar os resultados da votação eletrônica; de denunciar conspirações golpistas – crimes contra o Estado Democrático de Direito –; e, também, de combater as notícias falsas e contestações aos resultados validados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). É compromisso de todos que assinam este documento defender a Constituição Federal de 1988 e o estado democrático.

Sorocaba, 22 de setembro de 2022

tags
democracia Eleições 2022 Leandro Soares Metalúrgicos SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM