A sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recebe a partir do próximo dia 22 de maio, o Laboratório de Cinema Experimental (Labcine), um projeto gratuito que reúne teoria e prática cinematográfica. Os interessados devem ter mais de 18 anos de idade e realizar a inscrição por meio do formulário (clique aqui), até o dia 20. As vagas são limitadas.
Os encontros presenciais serão conduzidos pelo cineasta e educador Bruno Vieira Lottelli. A formação será dividida em duas etapas, sendo a primeira voltada a abordar as principais questões que atravessam a história, teoria e crítica do cinema experimental.
Já em um segundo momento, os participantes devem preparar uma obra coletiva, que será exibida no Cine SMetal (saiba mais sobre a iniciativa aqui). A etapa deve aproximar os alunos das fases que envolvem a realização cinematográfica: pesquisa, roteirização, pré-produção, captação, pós-produção, exibição e debate público.
“Escolhemos o SMetal porque as instalações do auditório são equivalentes a uma sala de cinema, pelo compromisso cidadão do sindicato convergir com os valores da produção e, especialmente, pela parceria com o Cine SMetal, que é uma indispensável ação sorocabana em prol da promoção da diversidade cultural, do senso crítico sobre a realidade e da formação de público para o cinema brasileiro”, afirma Bruno.
O Labcine foi contemplado no edital Secult 08/2023 – Seleção de projetos de capacitação, formação e qualificação no audiovisual, com recursos da Lei Paulo Gustavo, em Sorocaba. Os encontros devem ocorrer até dezembro, sempre às quartas-feiras, com duração prevista de 2 horas.