Busca
Justiça

Justiça obriga duas empresas a reintegrar metalúrgicos lesionados

Dois metalúrgicos foram reintegrados às suas atividades, nos últimos dias, após vitória na Justiça.

Imprensa/SMetal

Dois metalúrgicos foram reintegrados às suas atividades, nos últimos dias, após vitória na Justiça. Depois de seis anos, a Justiça do Trabalho obrigou a ZF do Brasil a reintegrar o metalúrgico Leandro Aparecido Cláudio ao seu quadro de funcionários, demitido em 2005, após a empresa ignorar o fato de, ele ter adquirido doença nos braços em função de sua atividade profissional.

O pedido foi julgado improcedente em primeira instância, em 2006, mas revertido no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas. A decisão favorável ao trabalhador foi mantida pelo Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília.

No dia 18 de julho Leandro foi reintegrado à empresa e vai trabalhar em função compatível com o estado de saúde. De acordo com o departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, o processo continua, agora para avaliar os valores devidos pela empresa no período entre a demissão e a reintegração do trabalhador.

Já no dia 31 de julho, o metalúrgico Vitor Marques dos Santos foi reintegrado ao trabalho na Cavelagne (antiga Martins). O departamento jurídico do Sindicato ingressou com pedido de liminar no dia 4 de julho, depois que a empresa o demitiu durante do chamado período de estabilidade acidentária (um ano após o retorno de licença médica pelo INSS), pois o metalúrgico sofre de problemas de coluna.

Além disso, a empresa também ignorou o fato de Vitor ser portador de estabilidade, conforme convenção coletiva.

tags
direito justiça lesão reintegração no trabalho
VEJA
TAMBÉM