Cerca de 70 jovens de Sorocaba participam, entre os dias 5 e 9 de setembro, em Belo Horizonte, do 3º Acampamento Nacional do Levante. O encontro reúne sete mil jovens de todos os estados brasileiros no estádio do Mineirinho com o objetivo de debater os desafios da juventude no país.
Segundo Gabriela Guedes, membro do Levante Popular da Juventude de Sorocaba, no evento vem ocorrendo rodas de debates, oficinas e apresentações culturais. “O clima é de muita cultura, politização e estamos em contato com jovens do país inteiro”, conta.
A construção de um projeto popular para a juventude é uma das principais pautas do Acampamento. “Queremos criar uma proposta concreta com o que queremos construir para o Brasil”.
Segundo a organização, o projeto popular do Levante levará em consideração “o recorte de classes, o combate às opressões e a luta internacionalista para combater o neoliberalismo, buscando construir uma alternativa para os jovens que enfrentam as contradições do sistema capitalista”.
Serão debatidos ainda os desafios internos do Levante e o acesso dos jovens à cultura, saúde, educação, terra, comunicação popular, lazer, entre outros.