Busca
Busca
Sorocaba

Jovens definem prioridades na 4ª Conferência da Juventude

No último sábado, dia 27, foi realizada a 4ª Conferência Municipal da Juventude de Sorocaba no Salão de Vidro do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. Mais de 100 jovens participaram do evento

Secom de Sorocaba
Emerson Ferraz

Militante das políticas públicas de Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) também participaram da conferência

Neste sábado (dia 27), foi realizada a 4ª Conferência Municipal da Juventude de Sorocaba no Salão de Vidro do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. Mais de 100 jovens e representantes de entidades que atuam com a juventude na cidade participaram do processo e definiram cerca de 200 propostas, que serão encaminhadas ao Executivo, Legislativo e à sociedade civil. Além disso, foram eleitos 70 delegados para a etapa regional.

Sob a responsabilidade da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e do Conselho Municipal do Jovem (COMJOV), a conferência teve como tema “As várias formas de mudar a nossa cidade”. O objetivo foi de atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento de Sorocaba, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceitos.

“É muito importante que o jovem participe da política. A responsabilidade pela vida coletiva é de todos nós e não apenas do poder público. Acredito muito na criatividade de vocês e precisamos ter novas ideias, novas formas de se organizar para termos um resultado melhor”, enfatizou a vice-prefeita, Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social, na abertura do encontro.

A vice-prefeita ainda comentou sobre a questão da intolerância, radicalismo e a exclusão que a nossa sociedade vive hoje. “Na política temos que achar o caminho do consenso, pois só assim conseguiremos caminhar e construir um futuro melhor. Vejo hoje aqui juventudes partidárias, que possuem ideologias diferentes e isto é muito saudável, pois é na diferença que crescemos, desde que tenhamos respeito e estejamos abertos para ouvir o outro”, destacou Edith Maria Di Giorgi.

Após a aprovação do regimento interno da 4ª Conferência Municipal da Juventude, a vice-prefeita e Wellington Santos, licenciado em História, militante das políticas públicas de Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) e presidente do Conselho Municipal do Jovem (COMJOV) no biênio 2011-2013, participaram da mesa de abertura dos trabalhos “As políticas públicas de/com/para Juventude em Sorocaba”.

Participação social

Na ocasião Edith Maria Di Giorgi apresentou ações, projetos e programas realizados pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social, como as unidades do Território Jovem, o evento Ocupação Jovem, os projetos desenvolvidos em parceria com a Pastoral do Menor (Jovem Cidadão, Primeira Chance e Desafio Jovem), Voluntariado Jovem, Férias Quentes e o Grupo de Pais de Homossexuais de Sorocaba (GPH). “Esta é uma das nossas ações que tenho mais orgulho, pois de todas as discriminações a maior é com o homossexual, porque todos os outros grupos podem sofrer preconceito na sociedade, mas na família são acolhidas. E com o homossexual, muitas vezes, esta discriminação existe também na família. O GPH tem salvado vidas”, afirmou a vice-prefeita.

No período da tarde, os participantes debateram os temas em grupos conforme os eixos de direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito ao Território e à Mobilidade; e Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.

Na sequência foi realizada a plenária final. “Agora vamos passar por um processo de sistematização destas aproximadamente 200 propostas, já que algumas foram repetidas, vamos corrigir textos, deixando tudo de uma forma melhor elaborada para então termos o relatório final da 4ª Conferência Municipal da Juventude. Este documento será então encaminhado a todos os órgãos competentes, como o Executivo, Legislativo e a sociedade civil”, explica Jefferson Valladares, da Comissão Organizadora do evento e recém-eleito presidente do COMJOV para o biênio 2015-2017.

Além de Jefferson, ainda foram eleitos para a diretoria do COMJOV Ricardo Bortoletto, como vice-presidente; e Luiz Salmeron, como secretário.

Participaram também do evento Flávio Leandro Alves, da Coordenadoria da Juventude da Sedes; Julio Nascimento, presidente do PRP Jovem; Pedro Bueno, presidente da Juventude do PEN e do Conselho Municipal do Jovem; Cristiane Jordão, presidente da Guarda Mirim de Sorocaba; além de representantes do deputado federal Vitor Lippi, da Pastoral do Menor e da Juventude Metalúrgica.

tags
4ª Conferência Municipal da Juventude COMJOV Edith Maria Di Giorgi juventude Metalúrgica Pedro Bueno Ricardo Bortoletto sedes sociedade civil Sorocaba
VEJA
TAMBÉM