Busca
Exaustão

Jornadas de trabalho noturnas aumentam o risco de acidentes

Jornadas como este afetam o sono do trabalhador; dirigente sindical defende a redução da jornada

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Freepik

O dia 27 de julho marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e, por isso, ao longo desta semana o SMetal está divulgando uma série de conteúdos sobre o tema.

Jornadas de trabalho noturnas aumentam o risco de acidentes. É o que afirmam dirigentes sindicais e pesquisadores em entrevista para a TVT, confira a reportagem completa a seguir.

A pesquisadora da Fundacentro, Érica Reinhardt, explica que esse tipo de jornada afeta, entre outras questões, o sono do trabalhador e pode deixá-lo mais sonolento no momento do trabalho.

“Eles vão ter mais dificuldade para dormir durante o dia, não vão dormir na quantidade adequada, a qualidade do sono é pior”, afirma.

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), quem trabalha entre as 22h e às 5h tem direito ao adicional noturno, que remunera cerca de 20% a mais e, por isso, segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e secretário de saúde do trabalhador da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP), Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), alguns preferem assumir o risco para aumentar a renda.

“Nós já temos vários acordos que o trabalhador receberá pelo adicional noturno em todo o período em que trabalhar”. Verdinho explica que muitos trabalham até depois das 5h. Além disso, ele destaca que algumas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) ou Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) também proporcionam um valor acima de 20% de adicional noturno.

Para o dirigente, a solução para essa situação é a implementação de mais turnos, reduzindo a jornada de trabalho e gerando mais vagas de emprego.

Semana de prevenção de acidentes

O dia 27 de julho marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e, por isso, ao longo desta semana o SMetal está divulgando uma série de conteúdos sobre o tema.

De janeiro a junho deste ano, foram pelo menos 168 casos de acidente no ramo metalúrgico na região de Sorocaba, com base nas Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) recebidos pelo SMetal. Sem contar as famílias dessas vítimas, que têm suas vidas transformadas no pior sentido possível.

Se considerados outros setores da economia, informações do MTE dão conta que as mortes por acidentes de trabalho aumentaram em 150%, no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2023 em Sorocaba. Até julho, foram 20 casos registrados. 

Em caso de ambiente inseguro ou inadequado, os metalúrgicos podem realizar denúncia anônima no site do SMetal ou entrar em contato por meio do WhatsApp: (15) 99714-9534.

Confira a reportagem completa da TVT

tags
acidentes jornada prevenção redução da jornada trabalho noturno
VEJA
TAMBÉM