Entender as dinâmicas de acumulação de riqueza e de exploração é fundamental para se reescrever a história brasileira. Por isso, o sociólogo Jessé de Souza tem se debruçado na pesquisa e na escrita de diversos livros.
Ele fará a abertura da 1ª Feira literária do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), no dia 28 de outubro, às 9h. O evento é gratuito, aberto a toda a comunidade.
Em sua obra Elite do Atraso, que se tornou um clássico da sociologia contemporânea, ele traz fatos cruciais sobre a vida nacional, demonstrando como funcionam as estruturas ocultas que movem as engrenagens do poder e de que maneira a elite do dinheiro exerce sua força invisível e manipula a sociedade. Além da palestra, Jessé autografará seus livros.
A programação da feira, no sábado (28/10), também conta com palestras do jornalista Camilo Vannuchi, que fará o pré-lançamento, às 11h, do livro “Eu só disse o meu nome”, sobre o estudante Alexandre Vannucchi Leme.
Às 14h, a doutora em antropologia Jaqueline Lima Santos, que é consultora de Geledés Instituto da Mulher Negra e coordena a coleção Hip-hop em Perspectiva da Editora Perspectiva, abordará o tema do genocídio negro.
Às 15h30 terá oficina Mulheres e a escrivivência, pelo projeto Mulheres e Luta (Negds-UFSCar/SMetal).
Já no domingo, dia 29 de outubro, às 11h, terá a palestra do professor e pesquisador Sérgio Amadeu sob o tema “Big Techs e IA: uma nova colonização”.
Haverá rodas de conversa simultâneas. Entre elas, a promovida pelo Flamas (Fórum de Luta Antimanicomial), às 14h; com autores da Flaus (Feira de Autores Sorocabanos), às 15h; lançamento de livro “Histórias para quem dormir? Expondo os conto de fadas para despertar”, das integrantes do movimento Atreva-se, Nicole Aun e Alessandra Rodrigues. Além de uma oficina de escrita criativa com a escritora Débora Brenga, às 16h.
Com musicalidade e poesia haverá o sarau de encerramento da Feira Literária, a partir das 18h.