Busca
Meio Ambiente

Isopor e laminados não devem ir para a coleta seletiva

Entre os materiais não recicláveis estão isopor e alguns tipos de plásticos. Esses, vão direto para o aterro sanitário

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Entre os materiais não recicláveis estão isopor e alguns tipos de plásticos. Esses, vão direto para o aterro sanitário

De acordo com a Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Sorocaba (Coreso) muitos materiais coletados na cidade não servem para reciclagem.

A presidente da Coreso, Patrícia Sene, afirma que não se reciclam, “as PET’s laminadas como, embalagens de bolo, frutas, ovos, materiais coloridos como garrafas de água e leite, embalagens de PVC, como potes de cosméticos e isopores” afirma.

Esses materiais são destinados ao aterro sanitário. Já os materiais que são recicláveis, “em sua maioria, são embalagens de macarrão, biscoitos, chocolates, salgadinhos, pó de café, além de garrafas PET’S brancas e verdes, como as garrafas de refrigerantes” explica.

Segundo Patrícia, isopor e laminados não são reciclados em Sorocaba devido ao baixo preço de comercialização e também por serem matérias com auto risco de incêndio.

Itinerário de coleta

A Coreso informa que em virtude da falta de apoio da atual administração municipal, que retirou galpões e caminhões dos catadores, o foco de coleta da Coreso tem sido na zona Leste da cidade, onde fica um galpão utilizado para fazer a separação dos materiais coletados nos 51 bairros que pertencem àquela região.

Conforme explica Patrícia, “a ampliação dos pontos de coleta depende de políticas voltada para a Coleta Seletiva com a Inclusão do Catador e Catadora” finaliza.

A Coreso faz parte da Rede Solidária Cata-vida, que é composta por 18 cooperativas das regiões de Sorocaba e Itapeva. De acordo com a assessoria de imprensa da Rede, as cooperativas criadas nestes municípios enfrentavam as mesmas dificuldades com a falta de infraestrutura.

tags
Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Sorocaba coreso meio ambiente patricia sene Rede Solidária Cata-Vida
VEJA
TAMBÉM