Isenção de IR: anúncio de Lula vai beneficiar 17% da base do SMetal

Presidente confirmou isenção do IR para quem ganha até dois salários mínimos ainda em 2023 e disse que a faixa será aumentada até R$ 5 mil; hoje, só estão isentos do IR os que ganham até R$ 1.900

Imprensa SMetal com informações da CUT Brasil
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Cerca de 8 mil trabalhadores da base do SMetal serão abrangidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou na última quinta-feira, 16, que a ampliação da isenção do Imposto de Renda (IR) vai ter início ainda em 2023, abrangendo quem ganha até dois salários mínimos. A proposta deve beneficiar de imediato 17% dos trabalhadores representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que deixarão de pagar o IR.

De acordo com Lula, trabalhadores, aposentados e pensionistas que ganham até R$ 2.640 serão os primeiros beneficiados com a isenção do IR. O presidente esclareceu ainda que a faixa de isenção será aumentada progressivamente. Hoje, só estão isentos do IR os que ganham até R$ 1.900.

“Vamos começar a isentar em R$ 2.640 até chegar em R$ 5 mil de isenção. Tem que chegar, porque foi compromisso meu e vou faze”, enfatizou Lula em entrevista à CNN Brasil.

Com a proposta do governo federal, 17% dos trabalhadores da base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) serão beneficiados de imediato. Isso representa cerca de oito mil metalúrgicos e metalúrgicas.

O economista da subseção do Dieese do SMetal, Fernando Lima, explica que a correção da tabela do IR deve abranger mais trabalhadores. “De imediato, com a mudança anunciada por Lula, já teremos 17% da categoria beneficiada com a isenção. E se considerarmos que nas outras faixas de salários também deve acontecer alterações, todos os metalúrgicos da nossa base serão beneficiados também”.

Para o presidente do SMetal, Leandro Soares, o anúncio do presidente é uma vitória a ser comemorada. “Depois de quatro anos de desgoverno, de inflação fora de controle e com o custo de vida pesando no bolso dos trabalhadores, temos um governo que se preocupa com a população e já está cumprindo as promessas de campanha. A isenção vai ser muito importante para nossa categoria e para toda a sociedade. Vamos continuar na luta cobrando que esse valor chegue aos R$ 5 mil”.

correção tabela ir isenção ir Lula Metalúrgicos Metalúrgicos Sorocaba Sorocaba