Já em implantação, está previsto para fevereiro de 2014 o início dos cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) em Sorocaba. A instituição também é conhecida como IFE, Instituto Federal de Educação, que abrange as unidades de ensino semelhnates no país.
A informação sobre a instalação em Sorocaba foi divulgada pelo reitor da Universidade Federal de São Carlos, Targino de Araújo Filho, nesta terça-feira, dia 18, durante prestação de contas na Câmara Municipal de Sorocaba.
O Instituto Federal de Educação, que funcionará inicialmente no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCar de Sorocaba, no bairro Santa Rosália, terá sua sede construída junto ao campus da universidade, localizado na rodovia João Leme dos Santos (SP-264).
Os cursos serão definidos a partir de audiência pública, mas em estudo prévio da UFSCar especula-se que sejam nas áreas de manutenção de aeronaves, automação industrial, fabricação mecânica e saúde.
“A instalação do IFSP junto à UFSCar já acontece nos campi de São Carlos e Araras e essa experiência será repetida aqui em Sorocaba a pedido dos deputados da região”, informou o reitor. Segundo Targino de Araújo, os cursos serão escolhidos a partir de audiência pública a ser realizada na cidade.
A vinda do IFSP para Sorocaba partiu de iniciativa da deputada federal Iara Bernardi em parceria com os mandatos do deputado estadual Hamilton Pereira e dos vereadores Carlos Leite e Izídio de Brito, todos dos PT. Desde o início de 2013, os parlamentares vinham se reunindo com representantes do Instituto e o prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) para definição do melhor local a ser instalada a unidade.
“Visto que cidades menores já contavam com o Instituto, Sorocaba não poderia continuar ficando de fora pela sua importância para a nossa região”, afirmou o deputado Hamilton.
Segundo Iara, em estudo prévio feito pelo diretor do campus da UFSCar, Isaías Torres, especulam-se quatro áreas para iniciar os cursos no IFE: manutenção de aeronaves, automação industrial, fabricação mecânica e na área da saúde.
Prestação de contas
Durante a prestação de contas na Câmara Municipal de Sorocaba, Targino lembrou que a UFSCar chegou a Sorocaba em 2006 com quatro cursos de graduação. Hoje são 15 cursos integrais e noturnos, além do curso de agronomia em parceria com o Pronera, nove cursos de pós-graduação, com o décimo já aprovado pela Caps, além de três cursos de especialização MBA, totalizando 2.800 alunos de graduação mais 300 de pós.
A inauguração do campus aconteceu em 2010 e os investimentos em obras somam 60 milhões de reais, com 22 mil metros quadrados de área construída, além de três novos prédios em construção que devem ser entregues em 2014. “O campus de Sorocaba é um dos que se desenvolveu mais rapidamente e isso nos orgulha muito”, assegurou o reitor.