Busca
Busca
Qualificação

Inscrições para o Vestibulinho das Etecs começam hoje

Os interessados em estudar nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) a partir do segundo semestre de 2016 devem se inscrever no processo seletivo até o dia 11 de maio. O exame será em 19 de junho

Cruzeiro do Sul
Foguinho/Imprensa SMetal

A Etec Rubens de Faria e Souza tem 150 vagas

Os interessados em estudar nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) a partir do segundo semestre de 2016 devem se inscrever no processo seletivo até o dia 11 de maio. A inscrição para o Vestibulinho das Etecs deve ser feita exclusivamente pela internet e o valor da taxa é de R$ 30. O exame será no dia 19 de junho.

Ao todo, serão oferecidas 47.359 vagas para o segundo semestre, distribuídas entre os ensinos técnico (presencial, semipresencial e on-line), técnico integrado ao médio na modalidade EJA e Especialização Técnica para as Etecs e as classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos sob a administração de uma escola técnica).

O processo seletivo destina ainda 161 vagas aos quatro cursos de especialização técnica: Desenvolvimento de Novos Produtos para a Área de Indústria Alimentícia, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra Hospitalar e Logística Reversa. Mas para se inscrever é preciso que o candidato, além de ter concluído o ensino médio, tenha feito um curso técnico integral.

Além dessas, há também as vagas remanescentes de segundo módulo, disponíveis para cursos técnicos em Administração, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Os interessados devem ter concluído o ensino médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Inscrições

Para concorrer vagas do curso técnico de Administração integrado ao ensino médio na modalidade EJA, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os que pretendem fazer o ensino técnico (presencial, semipresencial e on-line), precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do ensino médio.

As inscrições, exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, devem ser realizadas entre 13 de abril e 11 de maio, até às 15 horas. O Manual do Candidato está disponível no site para download.

No ato da inscrição, o candidato ao primeiro módulo dos cursos do ensino técnico, presencial e semipresencial, pode colocar como segunda opção, quando disponível, outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever. É preciso preencher a ficha de inscrição eletrônica, imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 30 em dinheiro em qualquer agência bancária.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

tags
curso Educação ensino escola etec fernando inscrição qualificação rubens Sorocaba tecnico
VEJA
TAMBÉM