Busca
Busca
Economia

INPC fecha 2022 com alta de 5,93%; preços dos alimentos subiram 11,91%

Dados foram divulgados IBGE na manhã desta terça-feira, 10; presidente do SMetal, Leandro Soares, destaca que alta do índice inflacionário é resultado da péssima gestão do governo Bolsonaro

Imprensa SMetal
EBC
Alimentos foram os produtos que mais pesaram no bolso do povo brasileiro

Alimentos foram os produtos que mais pesaram no bolso do povo brasileiro

O Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) terminou 2022 com alta acumulada de 5,93%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 10.

O aumento nos preços dos alimentos foi o que mais pesou no bolso da população brasileira. Os produtos alimentícios tiveram alta de 11,91% no ano passado. Já os produtos não alimentícios subiram 4,08%. Veja a tabela completa com os resultados por grupos de produtos e serviços:

São Paulo foi a região metropolitana que registrou o maior índice, com acumulado de 7,22% no ano passado, puxada principalmente por altas do emplacamento e licenciamento (23,66%) e do aluguel residencial (10,48%). Veja a tabela completa:

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, destaca que o resultado do índice inflacionário é resultado da péssima gestão do governo Bolsonaro.

“Bolsonaro tentou enganar o povo com manobras que reduziram o preço dos combustíveis e, por um curto período, baixaram a inflação. Mas no fim, tudo ficou mais caro e o pesou no bolso dos trabalhadores, especialmente na hora de colocar comida dentro de casa. Os alimentos foram os produtos que mais tiveram aumento e, não por acaso, vimos a fome voltar à realidade das pessoas”.

Ele lembra ainda que, apesar desse cenário difícil, o Sindicato lutou para garantir a valorização salarial dos metalúrgicos de Sorocaba e região. “Nossa Campanha Salarial se baseia no INPC e fechamos em setembro com alta. Lutamos incansavelmente e conseguimos chegar a um aumento salarial de pelo menos 9%, acima da inflação do período, para mais de 95% da categoria. Isso é muito importante para minimizar a alta dos preços para os trabalhadores e o compromisso da diretoria do SMetal sempre”.

INPC sobe 0,69% em dezembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC teve alta de 0,69% em dezembro, 0,31 p.p. acima do resultado observado em novembro (0,38%). Os produtos alimentícios passaram de 0,55% de variação em novembro para 0,74% em dezembro. A variação dos não alimentícios também foi maior: 0,67% em dezembro frente à alta de 0,32% no mês anterior.

Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados no período de 30 de novembro a 27 de dezembro de 2022 (referência) com os preços vigentes no período de 28 de outubro a 29 de novembro de 2022 (base).

tags
bolsonaro Brasil Economia inflação inpc Leandro Soares
VEJA
TAMBÉM