Aumento real

INPC acumula em 3,85% deste a última data-base dos metalúrgicos

Os ítens que mais elevaram o percentual foram os de educação (6,04%), alimentação e bebidas (5%) e saúde e cuidados pessoais (4,51%)

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Freepik

O INPC é utilizado para calcular variações no custo de vida das famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulou em 3,85% entre setembro de 2023 e julho deste ano. Os componentes com maior aceleração inflacionária no período são educação (6,04%), alimentação e bebidas (5%) e saúde e cuidados pessoais (4,51%).

Para efeito de comparação, no mesmo período da Campanha Salarial do ano passado, o INPC foi de -0,09% e acumulava uma alta em 11 meses idêntica, de 3,85%.

Neste período, apenas quatro dos nove grupos que compõem o INPC registraram níveis inferiores ao índice geral: artigos de residência (0,16%), comunicação (1,08%), vestuário (2,09%) e habitação (3,42%).

No mês de julho, a inflação avançou 0,26%. Houve uma significativa queda, de 0,95%, nos preços dos produtos alimentícios, contrastando com uma alta, já esperada, de 1,36% no custo dos transportes. A habitação também apresentou uma aceleração de 0,75% nos preços.

O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Silvio Ferreira, ressalta que a alta nos grupos de educação, alimentação e saúde significa que está ocorrendo uma queda no poder de compra dos trabalhadores exatamente naqueles itens mais essenciais.

“Estamos a praticamente 15 dias da data-base da categoria. Nossa reivindicação é que os grupos patronais garantam aumentos salariais acima do INPC acumulado até agosto, para reverter as perdas salariais dos meses que passaram e garantir o poder de compra nos meses que ainda virão”, afirma o dirigente.

Campanha Salarial 2024

Com o slogan “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”, os eixos definidos para a Campanha Salarial deste ano são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

O objetivo dos sindicatos ligados à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) é assinar as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) ainda em agosto.

INPC

O INPC é utilizado para calcular variações no custo de vida das famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, por isso, é um índice muito importante para os trabalhadores, com recorte para despesas necessárias como alimentação, transporte, habitação e educação, por exemplo. Os resultados do INPC revelam se os preços de bens e serviços sofreram inflação ou deflação de um mês para o outro, ou seja, se aumentaram ou diminuíram de preço.

Educação habitaçao inflação inpc julho perdas salariais poder de compra saúde