Busca
Busca
EDUCAÇÃO

IFSP: alunos fazem Sarau pela Democracia neste sábado em Sorocaba

O ato vai contar com apresentações musicais e leitura de poesia, entre outras atividades culturais

Imprensa SMetal
Divulgação

Em setembro, estudantes realizaram ato na Praça da Bandeira

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Sorocaba, vão realizar um Sarau pela Democracia, neste sábado, dia 8, a partir das 9h, na Praça Frei Baraúna.

O ato vai contar com apresentações musicais e leitura de poesia, entre outras atividades culturais. Além disso, o evento terá um microfone aberto para quem quiser apresentar sua arte.

A manifestação tem o objetivo de protestar contra os cortes no IFSP e contra a PEC 241/2016, que prevê congelar os investimentos do governo federal, inclusive na educação, por 20 anos. O ato tem apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Alexia Nascimento, uma das alunas que organiza o movimento, lembra que o momento pede muita atenção e luta. “Em tempos de ditadura disfarçada, como visto na história, a arte é uma das nossas ferramentas mais poderosas . Contra todos retrocessos do governo golpista, venha lutar pela democracia”.

No início de setembro, os estudantes do IFSP já haviam protestado com um “aulão” na Praça da Bandeira para chamar a atenção para o tema. Antes disso, representantes dos alunos haviam participado de sessão na Câmara de Vereadores de Sorocaba para pedir apoio aos parlamentares.

Cortes e sucateamento
Atualmente, o IFSP oferece cursos técnicos em administração e eletrônica. Com cerca de dois anos de atuação, a unidade já ofereceu cerca de 500 vagas, entre cursos técnicos e Pronatec. Novos cursos seriam abertos no local, mas isso não deve mais acontecer.

Segundo nota do IFSP, houve uma redução de 20% no orçamento para o próximo ano, o que leva a cortes em custos operacionais. Esse contingenciamento deve afetar setores como vigilância, limpeza, conservação patrimonial, auxílios e bolsas a estudantes carentes.

Ainda de acordo com o IFSP, em 2016 foram destinados R$ 33 milhões para compra de equipamentos, novas construções e aquisição de livros. Para 2017, essa verba deve cair para apenas R$ 3 milhões.

tags
cortes democracia Educação instituto federal sarau
VEJA
TAMBÉM