Busca
Energia

Horário de verão termina neste sábado à meia-noite

Os brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar os relógios em uma hora a partir de meia-noite deste sábado, dia 18, que é quando acaba o horário de verão

Imprensa SMetal
Os relógios devem ser atrasados em uma hora a partir da meia-noite (Foto: Foguinho/Imprensa SMetal)

Os relógios devem ser atrasados em uma hora a partir da meia-noite (Foto: Foguinho/Imprensa SMetal)

Os brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar os relógios em uma hora a partir de meia-noite deste sábado, dia 18, que é quando acaba o horário de verão.

O horário diferenciado nessas regiões está em vigor desde outubro do ano passado. O objetivo é que a população aproveite melhor a luz solar desse período e gaste menos energia elétrica.

A economia de energia beneficia não somente as hidrelétricas, mas também reduz a necessidade de uso das termelétricas, que têm um custo mais alto de geração de energia.

O horário de verão é adotado no Brasil desde 1931 e tem por objetivo reduzir o consumo de energia principalmente no horário de pico do final da tarde e início da noite.

Sorocaba e região

Segundo a CPFL, que distribui energia elétrica para a região de Sorocaba, a economia no consumo local durante os 126 dias de horário de verão 2016/2017 está estimada em 0,34% (16.666 MWh).

Ainda de acordo com a concessionária, essa economia no consumo é suficiente para atender uma cidade do porte de Sorocaba por três dias; ou 6.944 clientes residenciais, com consumo médio de 200 kWh, durante um ano.

A estimativa de economia de 0,34% em Sorocaba é a mesma que a empresa estima para todas as regiões onde distribui energia, que são, além de municípios paulistas, o sul de Minas Gerais, o norte do Paraná e o estado do Rio Grande do Sul.

Total economizado

Já o governo estima uma economia de R$ 147,5 milhões, em todas as regiões que tiveram o horário alterado, por causa da redução do uso de energia de termelétricas durante o horário de verão.

Na edição 2015/2016 do horário de verão a economia foi maior, de R$ 162 milhões, segundo o governo.

tags
alteraçao Brasil de final horário normal regioes verão volta
VEJA
TAMBÉM