Busca
Dia Mundial do Doador de Sangue

Hemonúcleo de Sorocaba opera com estoque 30% abaixo do normal

Nesta segunda-feira, em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, a instituição estimula a população a se engajar e doar; pandemia diminuiu as doações, mas a demanda segue alta

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Atualmente, a demanda maior é para os tipos sanguíneos 'O+', 'O-', 'A+' e 'A-'

Atualmente, a demanda maior é para os tipos sanguíneos ‘O+’, ‘O-‘, ‘A+’ e ‘A-‘

O Hemonúcleo de Sorocaba está operando com estoque abaixo do normal, o déficit chega a 30% comparado ao período anterior a pandemia. A demanda, no entanto, segue alta e a instituição estimula o engajamento dos doares nesta semana em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Para se ter uma ideia, o baixo estoque de bolsas de sangue nas unidades de Sorocaba e Jundiaí do Hemonúcleo tem impacto em diversos centros de saúde de toda a Região Metropolitana. Atualmente, a demanda maior é para os tipos sanguíneos ‘O+’, ‘O-‘, ‘A+’ e ‘A-‘.

O Ministério da Saúde recorda que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. O engajamento da população, em contra partida, anda baixo já que apenas 3,3 milhões de brasileiros são doadores de sangue. “Esse número tem que crescer, principalmente se levarmos em consideração que a pandemia dificultou ainda mais o recebimento de doações de sangue”, comenta o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares.

Em Sorocaba os interessados em reverter esse cenário e colaborar com o Colsan devem preencher alguns requisitos como ter entre 16 e 69 anos de idade; estar pesando acima de 50Kg e apresentar boas condições de saúde. Nas horas que antecedem a doação é importante não ter feito refeições pesadas e/ou gordurosas, não ter ingerido álcool nas últimas 12h e, claro, preservar uma boa noite de sono.

Pandemia e doações

Com relação a pandemia, o Hemonúcleo tem adotado algumas medidas para conter o avanço do coronavírus. Na entrada da entidade, os funcionários formam uma fila com distanciamento, além de fornecerem álcool em gel para os doadores.

Quem já foi infectado pela doença também pode doar, mas apenas 30 dias depois do término da infecção. Os interessados em participar não podem ter apresentado nos últimos 30 dias nenhum sintoma de mal estar, como: febre, dores no corpo, tosse, sintoma de alergia, dores de garganta e ter tido contato com pessoas que tiveram Covid-19.

O Hemonúcleo fica localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, Jardim Vergueiro e funciona de segunda a sábado, das 07h às 12h30.

tags
bolsa de sangue Colsan déficit doação hemonúcleo pandemia sangue
VEJA
TAMBÉM