Busca
Busca
Lider sindical

Há sete anos morria Wilson Bolinha

Em 2008, no dia 8 de dezembro, morria o líder sindical Wilson Fernando da Silva (Bolinha). Ele foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) de 1983 a 1989

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Liderança: Bolinha presidiu o SMetal e foi um dos principais líderes sindicais e sociais da região

Em 2008, no dia 8 de dezembro, morria o líder sindical Wilson Fernando da Silva (Bolinha). Ele foi presidente do SMetal de 1983 a 1989. Mas, até o fim da vida, nun ca deixou de lutar pelas causas trabalhistas e sociais.

Um dos líderes sindicais mais respeitados nacionalmente, Bolinha manteve em sua trajetória a habilidade de ser um estrategista e articulador de lutas e negociações tanto no campo sindical como no social.

Ainda no final da década de 60, na Villares, Bolinha conheceu o torneiro mecânico Luis Inácio Lula da Silva. Eles voltaram a se encontrar na década de 70, durante a intensificação das mobilizações sindicais, quando Lula presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo.

Já em Sorocaba, em 1983, a equipe liderada por Bolinha venceu a disputa no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal). A Central Única dos Trabalhadores (CUT) defendida pela chapa de Bolinha seria fundada naquele mesmo ano, em agosto, um mês depois da histórica eleição metalúrgica em Sorocaba.

tags
Bolinha causas trabalhistas Central Única dos Trabalhadores cut Inácio Lula da Silva lider sindical Wilson Fernando da Silva
VEJA
TAMBÉM