Busca
Busca
Memória

Há dois anos, Sorocaba perdia uma de suas maiores lideranças sindicais

No dia 7 de dezembro de 2008, o movimento sindical da região de Sorocaba perdia Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, vítima de câncer

Imprensa Smetal Sorocaba
Arquivo/Grupo Imagem
Wilson Bolinha venceu as eleições sindicais ainda durante a ditadura militar

Wilson Bolinha venceu as eleições sindicais ainda durante a ditadura militar

Há dois anos, no dia 7 de dezembro, o movimento sindical da região de Sorocaba perdia uma de suas mais brilhantes lideranças: Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, que nessa data morreu vítima de câncer.

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba por dois mandatos (1983/86 e 86/89), Bolinha foi pioneiro, pois liderou a primeira chapa sindical a vencer, em 1983, uma diretoria atrelada ao regime militar na região. Com isso, ele levou a categoria metalúrgica local a ser uma das primeiras do país a se filiar à recém-fundada CUT.

O velório de Bolinha, dia 8 de dezembro de 2008, ganhou repercussão nacional depois que o presidente Lula cancelou seus compromissos em Brasília para vir a Sorocaba dar seu último adeus ao sindicalista.

Bolinha e Lula se tornaram amigos nos anos 60, quando trabalharam juntos na Villares, em São Paulo. Nos anos 70, Bolinha militou nas manifestações sindicais lideradas por Lula na região do ABC. A partir dos anos 80, o sindicato em Sorocaba se tornou parceiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A partir desta sexta, 10, estará em destaque no site do Sindicato (www.smetal.org.br) um vídeo produzido um ano atrás em homenagem a Bolinha. O vídeo inclui depoimentos do presidente Lula sobre o líder sorocabano.

Bolinha e Lula se conheceram no final dos anos 60, quando trabalharam juntos na Villares de São Paulo; o presidente Lula fez questão de estar presente ao velório do amigo sorocabano em dezembro de 2008

tags
Bolinha falecimento história homenagem memória
VEJA
TAMBÉM