Busca
Saúde

Grupo Fé e Política entra na campanha pelo Hospital Municipal

O Grupo Fé e Política, movimento ligado à Arquidiocese de Sorocaba, declarou esta semana apoio à campanha pelo Hospital Municipal de Sorocaba

Imprensa SMetal
Priscila Beck
Carlos Leite é coordenador arquidiocesano do grupo Fé e Política

Carlos Leite é coordenador arquidiocesano do grupo Fé e Política

O Grupo Fé e Política, movimento ligado à Arquidiocese de Sorocaba, declarou esta semana apoio à campanha pelo Hospital Municipal de Sorocaba. A campanha pretende coletar 25 mil assinaturas de eleitores sorocabanos e encaminhar um projeto de lei de iniciativa popular à Câmara de Vereadores. O objetivo é destinar verbas para a construção do hospital no Orçamento do Município em 2013.

Segundo o coordenador do Grupo Fé e Política, Carlos Leite, dois fatores levaram o movimento a apoiar a campanha pelo hospital. “Um deles é que a cidade necessita muito de mais uma opção de atendimento à saúde pelo SUS [Sistema Único de Saúde, gratuito]”, afirma Leite.

“Também levamos em consideração o fato de que a campanha da fraternidade deste ano trata justamente da questão da saúde pública; e o hospital municipal atende a essa preocupação da Igreja”, afirma o coordenador do Grupo.

O Grupo Fé e Política é apartidário e ecumênico. “Nosso objetivo é lembrar que a conscientização política é benéfica para a vida em comunidade e para que haja justiça e harmonia social”, explica Carlos Leite.

Ações do grupo
O Grupo Fé e Política irá participar dos mutirões de voluntários que estão percorrendo a cidade em busca de adesões ao abaixo-assinado em prol do hospital. Além disso, o Grupo vai colher assinaturas em paróquias onde os padres responsáveis [párocos] permitam essa iniciativa.

Outra colaboração do Grupo será a redação de uma carta, em conjunto com o vereador Izídio de Brito (PT), que será enviada às paróquias de Sorocaba solicitando permissão para a coleta de assinaturas. A elaboração dessa carta foi aprovada pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.

Orçamento Municipal
A construção do hospital foi aprovada em junho no ano passado, por meio de uma emenda do vereador Izídio de Brito à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Sorocaba. Mas o prefeito Vitor Lippi (PSDB) já declarou que não vai cumprir a emenda.

“Com a coleta de assinatura, no entanto, há a possibilidade de o hospital se tornar lei municipal e entrar no Orçamento de Sorocaba, garantindo sua construção”, explica o vereador Izídio.

Apoiadores
O Sindicato dos Metalúrgicos é dos coordenadores da campanha do hospital, que além do vereador Izídio e do Grupo Fé e política, conta também com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário, o Banco de Alimentos, o Ceadec, o deputado estadual Hamilton Pereira e a subsede da CUT.

tags
carlos leite Hospital Municipal izidio saúde
VEJA
TAMBÉM