Com 82,69% dos votos favoráveis, os trabalhadores do grupo de risco da Covid-19 aprovaram a prorrogação da suspensão de contrato negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A votação eletrônica aconteceu entre os dias 27 e 28, terça e quarta-feira, no site da entidade.
Ao todo, 193 trabalhadores estavam aptos para votar. Desses, 104 (53,89%) participaram da votação, sendo que 86 (82,69%) foram favoráveis, 11 (10,58%) contra e 7 (6,73%) se abstiveram.
O acordo negociado pelo SMetal garante melhores condições do que as previstas nas medidas do governo federal, mantendo o rendimento dos trabalhadores próximo ao valor líquido e todos os benefícios.
Além disso, o Sindicato garantiu que, caso o governo não pague a parte que lhe cabe para o complemento do salário dos trabalhadores, a empresa fica responsável pelo pagamento.
O vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), explica a importância do acordo. “Precisamos garantir, em primeiro lugar, a saúde dos trabalhadores. Ao mesmo tempo, buscamos que a renda das pessoas seja suficiente para que as contas sejam pagas e que elas possam colocar comida na mesa. Esse é o compromisso do Sindicato”.
Grupo de risco da Covid-19
São considerados grupo de risco da Covid-19 pessoas idosas de 60 anos ou mais, mulheres grávidas e puérperas e pessoas com doenças pré-existentes, como asma, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e com histórico de AVC ou câncer.