Em virtude da gravidade da pandemia da Covid-19, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e a empresa Emerson negociaram nova prorrogação do acordo de redução de jornada e salário para quatro trabalhadores que pertencem ao grupo de risco da doença e não podem exercer a sua função 100% em home office (confira o edital).
Para votar a proposta, os funcionários irão utilizar a plataforma eletrônica desenvolvida pelo SMetal, que pode ser acessada pelo smartphone, tablet ou computador. A votação começa às 12h desta quinta-feira, dia 3, e termina na sexta, 4, também às 12h (acesse aqui).
O acesso é exclusivo para os quatro funcionários abrangido no acordo, mediante o preenchimento da data de nascimento e número da matrícula na empresa (RE). O resultado da assembleia será divulgado logo após o término da votação.
São considerados grupo de risco da Covid-19 pessoas idosas de 60 anos ou mais, mulheres grávidas e puérperas e pessoas com doenças pré-existentes, como asma, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e respiratórias ou com histórico de AVC ou câncer.
O acordo tem como base a Lei 14.020/2020 e Decreto 10.517/2020, que ampliou para até 240 dias as medidas de redução e suspensão do contrato, com o pagamento do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEPER).
Como deliberado pela diretoria do Sindicato, desde o começo da pandemia da Covid-19, a entidade vem negociando melhores condições e salários do que as previstas pelo governo.