Busca
Busca
Eleições 2010

Gráfica de irmã de coordenador de Serra imprime folhetos anti-Dilma

Panfletos, assinado por um bispo da CNBB, já vinham sendo distribuídos em locais de concentração religiosa

Com informações do portal UOL
reprodução
Sem argumento político, campanha de Serra tenta ligar Dilma ao aborto para conseguir votos dos católicos e evangélicos

Sem argumento político, campanha de Serra tenta ligar Dilma ao aborto para conseguir votos dos católicos e evangélicos

A Polícia Federal apreendeu no último domingo, dia 17, por determinação da Justiça Eleitoral, mais de 1 milhão de panfletos que pregavam voto contra a candidata do PT, Dilma Rousseff, alegando que ela é favorável à descriminalização do aborto.

A gráfica que imprimia o material pertence à Arlety Satiko Kobayashi, irmã do coordenador de infraestrutura da campanha do tucano José Serra (PSDB), Sérgio Kobayashi.

Arlety é dona de 50% da Editora Gráfica Pana Ltda, localizada no bairro Cambuci, na capital paulista, onde o material estava sendo impresso.

A empresária Arlety é filiada ao PSDB desde março de 1991, segundo registro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O ministro do TSE Henrique Neves concedeu liminar para a apreensão dos panfletos atendendo a representação do PT para apuração de crime de difamação. O PT também pede investigação sobre quem pagou a impressão do material.

Desde o começo de outubro impressos semelhantes aos apreendidos ontem já vinham sendo distribuídos em locais de concentração religiosa, como o santuário de Aparecida, em São Paulo.

Desculpa
Sérgio Kobayashi atribuiu a uma coincidência o fato de a gráfica Pana ter sua irmã como sócia.

Já a assessoria da campanha de Serra negou qualquer relação entre o candidato e a produção dos panfletos, nem por meio de encomenda, financiamento ou indicação de gráfica.

Responsável pelo contato com a gráfica, Kelmon Luís de Souza afirmou que encomendou 20 milhões de panfletos em nome da Diocese de Guarulhos e que o dinheiro para a impressão veio de “doações pesadas de quatro ou cinco fiéis”.

Nota da CNBB
Em nota à imprensa, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) disse que “não patrocina a impressão e a difusão de folhetos”.

tags
aborto campanha Dilma eleições 2010 Serra
VEJA
TAMBÉM