Busca
Economia

Governo prorroga IPI menor de carros e linha branca

Para os produtos da linha branca, como fogões e geladeiras, a redução do IPI foi prorrogada para até dezembro. No caso dos veículos, o imposto reduzido vai até outubro.

Imprensa SMetal
Divulgação

‘As fábricas estão sendo incentivadas com políticas públicas do governo Dilma Rousseff

O governo federal anunciou nesta quarta-feira, 29, a prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis, produtos da linha branca e móveis. Pela medida anterior, o imposto menor venceria nesta sexta-feira, 31.

Para os produtos da linha branca, como fogões e geladeiras, a redução do IPI foi prorrogada para até dezembro. No caso dos veículos, o imposto reduzido vai até outubro.

O IPI menor para móveis, painéis, materiais de construção e bens de capital, que venceria entre setembro e dezembro, foi prorrogado para os últimos meses de 2013, conforme o setor.
A região de Sorocaba tem muitas fábricas beneficiadas com o IPI reduzido, especialmente no ramo metalúrgico, como autopeças, fabricantes de máquinas, componentes para linha branca e, agora, também uma montadora, que é a Toyota.

“As fábricas estão sendo incentivadas com políticas públicas do governo Dilma Rousseff. Agora, cabe ao empresário estender esse benefício ao trabalhador, pagando bons salários e gerando empregos de qualidade”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

Alíquotas
O ministro Mantega explicou que serão mantidos os cortes no IPI que já vinham sendo praticados até agora. No caso dos veículos, a redução depende da potência do motor e se ele é produzido no Brasil ou se é importado. Para os carros de mil cilindradas fabricados no Brasil, por exemplo, o imposto é 0% (antes da redução era 7%).

Para os fogões a alíquota também é 0% (antes era 4%). As geladeiras tinham IPI de 15% e com a redução caiu para 5%.

tags
crescimento incentivo ipi linha branca
VEJA
TAMBÉM