Busca
Região Metropolitana

Governador promete sancionar a lei esta semana

Em visita a Itu, dia 26, o governador Geraldo Alckmin prometeu sancionar nos próximos dias a lei que cria a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O projeto foi aprovado na Alesp dia 8

Imprensa SMetal
Divulgação

Projeto original da RMS foi apresentado por Hamilton à Alesp

Em visita a Itu, no sábado, 26, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu sancionar nos próximos dias a lei que cria a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Após 9 anos de tramitação, o projeto de instalação da RMS foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no dia 8 de abril.

A RMS será formada por 26 municípios, que poderão planejar juntos o desenvolvimento regional e realizar convênios entre eles para melhorar serviços como transporte, saúde, educação, destinação do lixo, entre outras. Unidos, os municípios se fortalecem a fim de buscar mais recursos para obras de infraestrutura.

O reconhecimento de Sorocaba como sede de uma região metropolitana está previsto desde 2005 em um projeto de lei do deputado estadual Hamilton Pereira (PT), que é ex-dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos.

No ano passado, o governo estadual encampou o projeto do deputado e, no início deste ano, apresentou ao parlamento uma proposta para acelerar sua tramitação.

A Região Metropolitana de Sorocaba será composta pelos municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Em Itu o governador inaugurou uma unidade do Poupatempo e outra do Detran. Na véspera, Alckmin havia anunciado a vinda para Sorocaba para sancionar a RMS, mas cancelou a agenda de última hora e prometeu sancionar a lei ainda esta semana em São Paulo.

tags
Governador promete sancionar a lei esta semana Hamilton Pereira imprensa PT região metropolitana de sorocaba rms
VEJA
TAMBÉM