O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) vem por meio desta nota comunicar que recebeu denúncias sobre um golpe que está sendo aplicado por um suposto escritório de assessoria, utilizando o nome da entidade para captar informações pessoais de trabalhadores e trabalhadoras da base territorial do SMetal, afirmando que os mesmos têm direito ao benefício adicional da categoria.
Em mensagens enviadas por meio do WhatsApp, os golpistas afirmam, inclusive, que conseguiram o número das vítimas por intermédio do SMetal. Isso é mentira. O Sindicato não fornece dado algum de associados ou trabalhadores metalúrgicos, à luz dos princípios éticos e, também, da Lei 13.709, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
O SMetal não tem conhecimento de que os “golpistas” tiveram êxito em suas empreitadas ou que houve algum dano aos companheiros e companheiras contatados por esses criminosos, mas utilizar o nome de uma entidade sindical e se fazer passar por ela para aplicar “golpes” já é, por si só, um dano.
Nas mensagens, que foram analisadas pelo Departamento Jurídico do Sindicato, os fraudadores dizem, ainda, possuir CNPJ e endereço fixo, com o intuito de dar credibilidade, além de utilizarem um número de telefone com DDD 011 para conversar com suas vítimas.
Ressaltamos que os meios oficiais de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos são: o telefone (15) 3334-5401 e o WhatsApp (15) 99833-0308. Orientamos que, caso receba mensagens duvidosas, o trabalhador entre em contato com os números acima.
Por fim, comunicamos que as medidas cabíveis estão sendo tomadas pela nossa diretoria, em sinergia com o Departamento Jurídico do SMetal.