Nesta sexta-feira, 28, o secretário nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gilberto Carvalho, estará em Sorocaba para um encontro com o Conselho da Direção Executiva do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Além disso, ele também irá fazer uma fala na Conferência Municipal da Assistência Social, que será realizada das 8h às 17h na sede.
Durante o bate-papo, Carvalho – que já foi ministro-chefe da secretaria geral da presidência nos dois mandatos de Lula – deve realizar uma análise de conjuntura junto aos dirigentes do SMetal. Esta agenda é interna, fechada para o público geral e destinada para os sindicalistas.
Já no período da tarde, o secretário realiza uma atividade aberta. A partir das 14h30, ele se reúne com lideranças sindicais e partidárias para um encontro no salão espelhado do Sindicato, que fica localizada na rua Julio Hanser, 140, próximo à rodoviária. Nessa agenda, Carvalho deve fazer um balanço sobre os primeiros meses do governo federal.
Outro tópico a ser abordado é o trabalho que o secretário vem realizando à frente da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES/MTE). A pasta foi reativada este ano, após ter sido esvaziada pelos governos de Michel Temer (2017-2018) e Jair Bolsonaro (2019-2022).
Durante sua passagem pelo Fórum Social Mundial (FSM), em janeiro de 2023, Gilberto Carvalho comentou sobre os planos de ação da pasta para com a sociedade. “A ideia é que ela (Senaes) atue muito em conjunto, transversalmente dentro do governo, com o objetivo de qualificar e capacitar, estimular a formação econômica e técnica dos gestores. E, também, a busca de financiamento. Neste sentido, o papel do Banco do Brasil, do BNDES, da Caixa são essenciais nesse processo”, disse, à época, durante o evento.
Outra marca que a pasta de Economia Popular e Solidária do MTE deve agregar em sua atuação é a questão do cooperativismo. “Já há no Brasil uma imensa rede de empreendimentos, há cooperativas que centralizam esse trabalho, que congregam um grande número de cooperativas. Mas nós queremos aumentar ainda mais essa rede”, registrou a Agência Brasil.
Sobre Gilberto Carvalho
Carvalho construiu uma extensa jornada política nos movimentos sociais e no Partido dos Trabalhadores. É ex-ministro da secretaria-geral da presidência no período de 2011-2014, e Chefe de Gabinete da Presidência da República entre 2003 a 2010. Entre os anos de 2016 a 2023, atuou como assessor da liderança do PT no Senado, assessor da presidência nacional do PT e como Diretor da Escola Nacional de Formação do PT.