Com 187 (62,13%) votos contrários e apenas 106 (35,22%) favoráveis, foi reprovada pelos trabalhadores da produção a proposta de banco de horas na Gestamp, em Sorocaba. Outros oito (2,66%) metalúrgicos da fábrica preferiram de abster da decisão.
A assembleia foi realizada pela internet, no Portal SMetal, e ficou disponível por 24 horas, entre os dias 6 e 7 de maio. Dos 360 metalúrgicos abrangidos pelo acordo, 301 (83,61%) participaram da votação.
O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Silvio Ferreira, lembra que a decisão dos trabalhadores é soberana. “Importante destacar que na assembleia eletrônica, da mesma maneira que na presencial, a vontade dos metalúrgicos será sempre respeitada e o Sindicato faz questão de manter a transparência em ambos os formatos”, enfatiza.
A ferramenta de votação eletrônica é utilizada para evitar aglomeração e não causar riscos de contaminação pela Covid-19. A plataforma faz uso de criptografia de ponta, garantindo maior segurança, privacidade e auditabilidade.
A Gestamp atua no segmento de estamparia de metais e fica na nova zona industrial, próxima a planta da Toyota.