Busca
Busca
Empregos

Gerdau não informou Prefeitura de Sorocaba sobre desativação da fábrica

A Prefeitura de Sorocaba até hoje não foi informada oficialmente pela Gerdau a respeito da desativação de sua fábrica na cidade, prevista para setembro. A afirmação é do secretário Geraldo Almeida

Imprensa SMetal
Gabi Duarte/Imprensa SMetal

Reunião do SMetal com o representante da Prefeitura de Sorocaba aconteceu nesta sexta, dia 22

A Prefeitura de Sorocaba até hoje não foi informada oficialmente pela Gerdau a respeito da desativação de sua fábrica na cidade, prevista para setembro. A afirmação foi feita pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Geraldo Almeida, em reunião com diretores do Sindicato dos Metalúrgicos na tarde desta sexta-feira, dia 22.

A reunião foi solicitada pelo Sindicato para pedir apoio da Prefeitura na manutenção dos 160 empregos da Gerdau na cidade.

Geraldo elogiou a atitude dos sindicalistas, que agem para preservar os postos de trabalho no município, e se colocou à disposição para estudar meios de assegurar a permanência da fábrica ou dos empregos.

Segundo o secretário, a Prefeitura se prontifica a procurar um espaço mais adequado para a fábrica, que hoje funciona próxima do centro da cidade, e a ajudar a encaminhar pedidos de investimentos da fábrica junto ao Programa Estadual Desenvolve São Paulo, conveniado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do governo federal.

“Temos que admitir que, por não ter sido procurada pela Gerdau, a Prefeitura ficou de mãos atadas até agora. Inclusive, o secretário reclamou do fato de a administração municipal ter sabido dos planos de desativação da fábrica pela imprensa”, explicou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ademilson Terto da Silva.

De acordo com Terto, o diálogo com Geraldo Almeida foi muito produtivo. “Da mesma forma que ele, entendemos que não basta trazer novas empresas para Sorocaba. É necessário manter as que já existem”.

A conversa com o representante da prefeitura aconteceu na sede do SMetal, onde também será realizada uma reunião entre o Sindicato e a Gerdau na terça-feira, dia 26, às 9h.

Reunião com Gerdau na terça
“Vamos relatar à direção da Gerdau, na terça-feira, a conversa que tivemos com o secretário municipal. Vamos deixar claro que a Prefeitura tem interesse em manter a fábrica na cidade e que, portanto, só depende da própria empresa ter boa vontade para dialogar”, afirma Terto.

Além de Geraldo Almeida e Ademilson Terto, participaram da reunião o vereador Izídio de Brito (PT), o membro do Comitê Sindical de Empresa (CSE) na Gerdau-Sorocaba, Clodoaldo Lisboa e o advogado do SMetal, Márcio Mendes.

Em meados de julho, a Gerdau anunciou à imprensa seus planos de fechar a fábrica em Sorocaba. A previsão de desativação é na segunda quinzena de setembro. A empresa alega que não tem mais interesse na produção local e que vai transferir a fabricação de aços longos para a unidade de Mogi das Cruzes.

Geraldo Almeida é secretário de Desenvolvimento de Sorocaba

tags
empregos geraldo almeida gerdau izidio Sorocaba terto
VEJA
TAMBÉM