O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, também responde, a partir desta quinta-feira, dia 3, pela presidência da Empresa Municipal Parque Tecnológico (EMPTS). Economista de formação, Almeida vem acompanhando o Parque Tecnológico desde a sua inauguração e mais de perto após ter assumido como secretário municipal em janeiro do ano passado.
Explicou que o objetivo à frente do PTS é dar sequência ao trabalho que vem sendo realizado e firmar mais parcerias que atendam às necessidades das pequenas, médias e grandes empresas de Sorocaba e região. Ele destacou também que o Parque já está com todas as áreas destinadas às instituições de pesquisas ocupadas e que o desafio é buscar a ampliação, construir a segunda fase do prédio (fechando o anel de concreto), para que possa atrair mais laboratórios, mais empresas.
Com isso, o trabalho também será no sentido da consolidação do Parque que já está estruturado e com várias pesquisas em andamento. O PTS integra o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. É um espaço aberto a todas as áreas de pesquisa, mas possui como foco em metalmecânica, eletroeletrônica, automotiva, energias limpas e TIC (tecnologia da informação e comunicação).
É justamente no campo das energias limpas que Almeida demonstra interesse em encontrar parcerias para investimentos em pesquisas. “Sorocaba é muito forte na produção de pás eólicas e temos um potencial imenso a ser explorado nesse campo. Vamos trabalhar para transformar o município num modelo de energia limpa”, afirmou.