Busca
Busca
Ampliação de direitos

Futuro do trabalho é discutido em encontro sindical da Brics

Entre os dias 18 e 20 deste mês representantes dos trabalhadores de cinco países discutiram o “Futuro do Trabalho com Direitos e Emprego, Meio Ambiente, Multilateralismo e o BRICS no contexto global”

Imprensa SMetal
Divulgação
Representantes das centrais de cinco países se reuniram em Brasília

Representantes das centrais de cinco países se reuniram em Brasília

Entre os dias 18 e 20 de setembro representantes dos trabalhadores do Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul discutiram o “Futuro do Trabalho com Direitos e Emprego, Meio Ambiente, Multilateralismo e o BRICS no contexto global”, paralelamente ao Encontro dos Ministros de Trabalho do BRICS, em Brasília.

O secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento e o economista da subseção Dieese dos Metalúrgicos de Sorocaba, Fernando Lima, representaram a entidade no encontro.

Como resultado das discussões do Encontro Sindical foi aprovado uma Declaração Sindical que foi entregue aos Ministros do Trabalho. Nela, constata-se que a criação do BRICS simbolizou um avanço rumo a um mundo mais equitativo e multipolar, que é indispensável na promoção de sociedades mais justas e democráticas.

Em relação às realidades dos países são parecidas em relação à precarização e ao trabalho informal, com profundas desigualdades e ataques à proteção social. No caso do Brasil, ainda luta-se para a consolidação da democracia.

Com este cenário de ataques aos direitos e de aumento de desigualdades, as centrais que compõem o BRICS demandaram no encontro com os Ministros o reconhecimento formal do Fórum Sindical do BRICS, a necessidade de incorporar os atores sociais e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) nas questões relativas ao mundo do trabalho e nas discussões de políticas que busquem justiça social que estão sendo discutidas nos diversos espaços institucionais do BRICS.

O 8º encontro da Brics Sindical reuniu aproximadamente 100 dirigentes de cinco países. Eles se reuniram no auditório do bloco onde, até o ano passado, funcionava o Ministério do Trabalho – hoje, a pasta está sob comando da Economia.

tags
brasilia Brics fernando Lima sindical tiago trabalho
VEJA
TAMBÉM