Os funcionários do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz decidiram entrar em greve a partir de segunda-feira, dia 12 em função do não recebimento dos salários e do pagamento da primeira parcela do 13º salário. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Sorocaba e região (SinSaude), Milton Sanches, a decisão foi aceita por unanimidade pelos trabalhadores durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (9) no hospital.
Sanches afirma que o aviso de greve, com 72 horas antes do início da paralisação, já foi enviado para a Associação Paulista de Gestão Pública (APGP), empresa responsável pela administração do Vera Cruz, e ainda nesta manhã será protocolado também na Prefeitura de Sorocaba. “Os funcionários deveriam ter recebido a primeira parcela do 13 no último dia 30 e o salário no dia sete deste mês, mas não receberam. Então, se não houver pagamento a greve começa nesta segunda”.
Ele lamenta a situação e acredita que a paralisação irá prejudicar ainda mais os cerca de 330 pacientes que ainda estão internados no hospital. “Pelo menos a questão da falta de alimentos na unidade foi temporariamente resolvida e por enquanto há produtos suficientes para garantir as refeições diárias dos internos”.
O SinSaude também deverá entregar ainda hoje ao Ministério Público um documento sobre a situação do Vera Cruz.