Busca
Busca
Consciência Cidadã

Fórum Social de Sorocaba segue até o dia 19

Organização convida toda a população para participar gratuitamente dos debates e atividades culturais

Imprensa SMetal
Divulgação

Fórum social, organizado por mais de 40 coletivos locais, é aberto ao público; programação inclui debates de interesse coletivo e atividades culturais

Começou ontem, dia 10, e vai até o dia 19 de abril o 2º Fórum Social de Sorocaba. Organizado por mais de 40 coletivos e movimentos sociais da região, o evento debate temas de inegável interesse coletivo, como mobilidade urbana, segurança alimentar, cultura, crise hídrica, meio ambiente, entre outros.

Inspirado no Fórum Social Mundial, realizado desde 2001, o evento em Sorocaba é aberto a todos os interessados e a participação é gratuita. As atividades são realizadas em vários locais de Sorocaba.

A edição sorocabana do Fórum este ano tem como tema “Direito à cidade e reforma política”.

Além de temas locais, como o Plano Diretor de Sorocaba, o evento também discute questões de amplitude nacional. “O financiamento público das campanhas, a corrupção, o sistema eleitoral e a constituintes são propostas dos debates destes dez dias para fomentar na sociedade uma visão crítica e ampla em relação a estes temas” explica Bruno Franques, um dos articuladores do Fórum local.

A abertura
Na abertura do Fórum Social de Sorocaba, ontem, às 19h, no Sesc, os temas centrais foram espaço público, democratização do poder e o papel dos movimentos sociais.

Compuseram a mesa que coordenou os debates na abertura: Ana Paula Perles Ribeiro, coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Américo Sampaio, articulador do tema Reforma Política do Fórum; Glauber Piva, coordenador do tema Mobilidade Urbana; e Bruno Franques, um dos coordenadores do Fórum local e presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea).

O Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) integra o grupo de entidades que articula o Fórum.

Confira a programação completa a partir deste sábado.

SÁBADO, DIA 11
Das 9h às 18h – Conferência Popular da Cidade, ETC UFSCar
Rua Maria Cinto de Biaggi, nº130 – Santa Rosália, Sorocaba-SP
Programação: 9h Mesa de abertura; 10h Mobilidade e Adensamento Urbano; 12h Almoço; 13h30 Água; 15h30 Petiscos Agroecológicos; 16h Fórum Social Mundial, Movimentos Sociais e Reforma Política

19h – Festa Cabiru Desterro, no Coletivo Cê
23h – Lual Inspire o Bem, na Toca do Leão

DOMINGO, DIA 12
Das 14h às 19h – Fórum Musical Social – Parque do Ipiranga (Maestro Nilson Lombardi)
Programação: 14h Conjecturas; 15h Paula Cavalciuk; 16h Velha Cotação; 17h Toco Dias e Mari Marcato; 18h Tributeiros & Ninfas do Amanhecer; 19h Phones

SEGUNDA-FEIRA, DIA 13
14h às 17h – Audiência Pública sobre Reforma Política, na Câmara Municipal de Sorocaba
14h às 17h – Oficina Saber para Agir: por uma Sorocaba Colaborativa, no ETC UFSCar (Santa Rosália). O Data4Good e o Cidade Democrática convidam para uma reflexão sobre como dados podem ser usados para construção de uma Sorocaba melhor para se viver.
15h às 16h – Crise da Água em São Paulo, no Café Livramento
17h às 19h – Cine-debate VEDDAS, no Café Livramento – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade. Exibição dos filmes “Uma vida interligada” e “Pecuária e meio ambiente – brightergreen”.
19h às 22h – Reforma Política e Democratização da Comunicação, no ETC UFSCar (Santa Rosália)

TERÇA, DIA 14
16h às 18h – Roda de conversa Xô Nuclear, no Café Livramento
19h às 22h – Contra o Genocídio da População Negra, no ETC UFSCar (Santa Rosália), com o Conselho Regional de Psicologia
19h às 22h – Reforma Política, no ETC UFSCar

QUARTA, DIA 15
12h – Agroecologia – Música na feira e bate-papo, na UFSCar Sorocaba – Rodovia João Leme dos Santos, Km 110
18h – Abril Vermelho, no Auditório da UFSCar Sorocaba – Apresentação Núcleo Apetê Caapuã e discussão sobre documentário que retrata o Massacre de Eldorado dos Carajás.
19h às 22h – Software Livre e Tecnologia, no Núcleo ETC – UFSCar
19h às 22h – Educação livre, na Ocupação La Paz
Proponente: Núcleo de Educação Infantil Jardim do Livre Sonhar

QUINTA, DIA 16
8h às 18h – Conferência Municipal de Segurança Alimentar, no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal). Rua Júlio Hanser, 140, Lageado.
As Conferências são espaços privilegiados para encaminhamento de propostas de ações e políticas públicas.
18h – Abril Vermelho, no Auditório da UFSCar Sorocaba; Grupo de Estudos de tema “Agroecologia e Conflitos no Campo”
17h às 19h – Cineclube Sinergia – A Cidade é uma só, na UFSCar Sorocaba – Rodovia João Leme dos Santos, Km 110
19h às 21h – Transporte, mobilidade e direito à cidade, no Café Livramento – “Saída à Esquerda” apresenta: debate sobre Transporte, mobilidade e direito à cidade.
19h às 21h – O trabalho na contemporaneidade, no ETC UFSCar (Santa Rosália)

SEXTA, DIA 17
8h às 23h – TRAMPO – Levante Popular da Juventude e Juventude do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) – Atividade de formação, com oficinas e grupos de debates.

15h às 17h – Palestra Grupo Órion – Educação não diretiva, no Bem Gerar – Rua Gonçalves Dias, 478. Vila Gabriel. Sorocaba – SP
17h às 19h – cine debate: “Por uma Sorocaba sem manicômio!” – Filmes: “Em nome da razão” dir: Helvécio Ratton e “A casa dos esquecidos” sbt repórter
18h30 às 21h – Plano Nacional de Educação, no ETC UFSCar
19h às 21h – Direito à cidade em Havana – Cuba e outros olhares, no Café Livramento
19h às 21h – Palestra Grupo Órion – Educação não diretiva, no Bem Gerar – Rua Gonçalves Dias, 478. Vila Gabriel. Sorocaba – SP
21h às 23h – Sarau Revolucionário, no Café Livramento

SÁBADO, DIA 18
14h às 18h – Plenária Final, no ETC UFSCar (Santa Rosália)

DOMINGO, DIA 19
13h às 18h – Evento Cultural, na Praça Frei Baraúna, com Feira de Troca de Brinquedos, com o Jardim do Livre Sonhar; Oficina de Stencil; Oficina de arte com recicláveis, com Semeando Encanto;Oficina GTA Jerivá – bombas de sementes, horta horizontal e borboletas em pet.
17h, também na Praça Frei Baraúna, espetáculo “Da aurora de um novo dia ou de um velho tempo tecido em banho-maria”, com o coletivo Trupé de Teatro.

Mais informações sobre a programação em www.forumsocialsorocaba.org.br

tags
Debate democracia fórum social de sorocaba movimentos sociais Políticas Públicas
VEJA
TAMBÉM