Começou na noite desta sexta-feira (22) a 20ª jornada anual da Companhia de Santos Reis da Vila Formosa, também chamada de folia de reis.
A 1ª a apresentação deste ano foi no auditório Wilson Bolinha, no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, colaborador da folia há mais de 15 anos.
A folia sorocabana antecipa a saída da andança, de dezembro para outubro, para poder percorrer cerca de 30 bairros e visitar mais de 500 casas.
Originalmente as folias saem no dia 25 de dezembro, “mas como só podemos sair nos fins de semana e temos uma enormidade de casas para cantar, a gente antecipa a saída”, diz o mestre da folia, José Copi, também puxador da cantoria.
A andança prossegue neste sábado e domingo (23 e 24) pelas ruas da Vila Formosa e bairros próximos. Antes da andança de sábado, porém, haverá um terço, às 19h, no sede do Clube Paranazinho, também na Vila Formosa.
Origem e onde ocorre
A Folia de Reis, Terno de Reis ou Companhia de Santos Reis, como é denominada, é uma manifestação folclórica de cunho católico e de origem portuguesa. Ela chegou ao Brasil pelas mãos dos Jesuítas e ao longo dos séculos se espalhou por várias regiões do país.
Ela ocorre em quase todo o Nordeste, parte do Norte e do Centro-Oeste, em todo o Sudeste, com destaque para Minas Gerais, e no estado do Paraná, no Sul do País.
Significado
Segundo a fé católica, a Folia de Reis representa a andança que os três reis magos – Gaspar, Baltazar, Belchior – fizeram para visitar o Menino Jesus.
Avisados em sonhos do nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro; os três reis partiram, cada qual do seu reinado, com destino a Belém, onde havia nascido o Messias.
Sempre guiados pela Estrela Guia, eles foram se encontrando no caminho e chegaram juntos à manjedoura no dia 6 de Janeiro; dia de Santos Reis.
Eles foram os primeiros a visitar o menino e isso significa, na fé cristã, que Jesus é o rei dos reis, pois foram os reis os primeiros a conhecê-lo e dar a notícia ao mundo.
Cantoria e improviso
Cada jornada de uma folia de reis representa, portanto, a caminhada que os três reis fizeram. Os grupos, formados geralmente por cerca de uma dezena de integrantes, saem em cantoria pelas redondezas.
Com caixas, pandeiros, violas, violões e ou outros instrumentos, eles saem batendo de porta em porta. Onde são recebidos, louvam o menino Jesus, agradecem o dono da casa e pedem uma oferenda. Tudo é feito em forma de cantoria e muitos versos são feitos de improviso.
Com as doações que recebem, os grupos promovem as festas de chegada no final de cada jornada.
Tradicional e adaptação
Originalmente, as folias de reis iniciam suas jornadas à meia noite do dia 24, quando nasce Jesus, e param no dia 6 de janeiro, quando os três reis chegam à manjedoura. Esse tempo de jornada de 12 dias ainda é respeitado nas zonas rurais, quando os foliões abandonam seus afazeres e partem no Natal e só voltam para casa no dia festa da chegada.
Mas como na cidade os foliões não podem abandonar seus empregos, a Folia de Reis da Vila Formosa, por exemplo, sai no fim de outubro, pois promove a andança somente nos fins-de-semana.
Em cada jornada, a Folia de Reis da Vila Formosa percorre mais de 30 bairros e vista mais de 500 casas. A grande maioria é devota de Santos Reis que recebe a Folia há anos.
História desta folia
A Folia de Santos Reis da Vila Formosa começou, na verdade, no estado do Paraná. Foi lá que José Copi deu início à jornada da sua bandeira nos anos 60.
Recém chegado em Sorocaba, no final dos anos 80, Copi se encontrou com antigos reiseros vindos também do Paraná. Eles então resolveram desenrolar a bandeira que representava a folia de Copi, no Paraná, e recomeçaram a andança.
Desde então Sorocaba passou a contar com uma folia reis, já que, segundo pesquisas, o município não tinha registro desse tipo de manifestação até 1989.