A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece, no seu artigo 19, que “todo ser humano tem direito à liberdade […] de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
Esse é o princípio básico de qualquer democracia. A informação deve ser livre e chegar a todas as pessoas. Somente com a liberdade de informação podemos, de fato, construir uma sociedade justa e igualitária.
Em outros tempos, como nos 20 anos de Ditadura Militar, o jornalismo livre foi perseguido e teve inúmeros cidadãos executados. Uma comunicação comprometida com os direitos humanos incomoda profundamente qualquer um que esteja contra esse princípio.
Não por acaso estamos na era das “fake news”. Sem nenhum pudor, políticos, empresários e influencers usam de informação falsa para manipular e levar o Brasil à beira do caos.
Do lado de cá, pessoas comprometidas com o futuro da nação lutam diariamente para garantir que a informação de verdade chegue até as pessoas.
É assim que a Folha Metalúrgica trabalha esses 30 anos de existência e 1000 edições: com o firme compromisso de levar as principais e mais verdadeiras informações para os metalúrgicos e também para a sociedade.
Acreditamos que cidadãos bem informados, com notícias reais, são capazes de transformar a sociedade para melhor. Por isso, cada edição da Folha é pensada com cuidado e respeito com a categoria metalúrgica.
Em meio de tantos avanços tecnológicos e da expansão da internet e das redes sociais, a Folha Metalúrgica impressa resiste ao tempo e continua cumprindo um importante papel na vida dos trabalhadores e trabalhadoras.
Celebramos a edição número 1000 reafirmando o compromisso do SMetal com a informação verdadeira e fundamental. Vida longa à Folha Metalúrgica!
Comunicação moderna a serviço da sociedade
Atualmente, o Sindicato também está presente na internet com um portal na web e nas redes sociais. Hoje, para além da Folha, o Portal SMetal traz diariamente as principais notícias para a categoria e para a sociedade sorocabana.
Além do portal, os metalúrgicos e metalúrgicas também pode acompanhar o SMetal pelas redes sociais por meio de perfis no Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp.