O metalúrgico da Toyota, Thiago Fernando Pedroso Teixeira, está encabeçando uma campanha de doação de sangue para ajudar o seu filho, Teodoro Montovani Pedroso Teixeira. O menino, de quatro anos, foi diagnosticado com leucemia e está precisando de doação para dar continuidade em seu tratamento.
De acordo com a família, o tipo sanguíneo de Teodoro é o receptor universal AB+, desta forma todos que se interessarem em ajudar podem comparecer ao Colsan. Na entrada, a orientação é que o doador informe o nome de Teodoro. O posto de coleta fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
Para doar, além de apresentar um documento original com foto, é importante estar atento a alguns requisitos. É necessário ter entre 16 e 69 anos de idade; estar pesando acima de 50Kg e apresentar boas condições de saúde. Pessoas que fizeram tatuagens há, pelo menos, um ano, também serão vetadas no processo de coleta – bem como portadores de DSTs e ISTs.
Nas horas que antecedem a doação é importante não ter feito refeições pesadas e/ou gordurosas, não ter ingerido álcool nas últimas 12h e, claro, preservar uma boa noite de sono.
Colsan
O Hemonúcleo de Sorocaba enfrenta, periodicamente, crises no abastecimento do estoque de sangue. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recorda que o engajamento da população é mais do que necessário para que, histórias como a de Teodoro, tenham um desfecho feliz. O Ministério da Saúde recorda que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.