Pelo menos 4 mil pessoas participaram das festividades do Dia do Trabalhador realizadas no último sábado, 1° de maio, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba. As atividades começaram às 9h da manhã e só terminaram às 22h30, com um baile.
“Toda a diretoria ficou satisfeita com o sucesso que a festa alcançou. Antes participávamos das festas promovidas em praças públicas, com mega-shows. Neste ano revolvemos trazer o metalúrgico e sua família para festejar dentro do próprio Sindicato”, diz o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ademilson Terto da Silva.
Durante as quase 14 horas de festa, o Sindicato ofereceu diversas opções de serviços e lazer, como filmes, shows musicais, brinquedos e pinturas para crianças, além de pipoca e algodão doce. Os trabalhadores também puderam fazer massagem anti-stress e avaliar a saúde com teste de glicemia e medição de pressão arterial.
Além de comemorar o Dia do Trabalhador, o evento também divulgou a campanha da CUT “Reduz para 40 que o Brasil Aumenta”, em defesa da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.
A proposta de emenda constitucional (PEC 231/95) que trata da redução da jornada tramita na Câmara dos Deputados há 14 anos. Mas devido à resistência de deputados da bancada patronal, ainda não há data para a proposta ser votada.
As atrações musicais foram DJ Marcos Alves, Mochileiros do Tibet, ÓdoBGÓ, Rosan e Ricardo e Ormarzinho dos Teclados.