Durante a segunda rodada de negociações com o Grupo 2, que aconteceu na última segunda- feira, 22, dirigentes sindicais e patronais aprofundaram os debates sobre as cláusulas sociais. A FEM-CUT/SP têm usado de muita criatividade para garantir avanços na Convenção Coletiva de Trabalho e impedir retrocessos neste momento de crise.
A característica mais marcante da Campanha Salarial 2016 – “Sem pato, sem golpe, por mais empregos e direitos” é a humanização. Diversas cláusulas propostas para este momento estão voltadas para questões de saúde do trabalhador e da trabalhadora metalúrgica.
“A reunião desta segunda- feira apontou avanços importantes para esta Campanha Salarial” afirma Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, presidente da FEM-CUT/SP. “O debate com o grupo 2 está avançado pois é um grupo que cumpre a cláusula compromissória da negociação permanente”, explica Luizão.
A data-base da categoria é 1º de Setembro e a Campanha Salarial 2016 – “Sem pato, sem golpe, por mais empregos e direitos” tem cinco eixos principais: não à terceirização e à perda de direitos; estabilidade e geração de empregos; reposição integral da inflação mais aumento real, valorização dos pisos e jornada semanal de 40 horas.