Conquista

FEM-CUT/SP e SMetal assinam Convenção Coletiva com o Sindicel

No total, a negociação com este grupo, que representa empresas como a Wec Cabos e Bandai, atinge cerca de 2.501 metalúrgicos representados pelo Sindicato

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Amanda Monteiro/Imprensa SMetal

A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizaram a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sindicel nesta segunda-feira, 2.

Além de corrigir os pisos e tetos salariais, a CCT do grupo contempla a reposição da inflação entre setembro de 2023 e agosto deste ano, além de um aumento real de 1,2%. Além disso, as cláusulas sociais que ampliam os direitos da categoria, como a estabilidade do emprego antes da aposentadoria, auxílio-creche, entre outras.

O Sindicel representa diversas empresas da base do SMetal, como a Prysmian, Condex, Furukawa, Wec Cabos, Bandai, SEI do Brasil, entre outras. No total, a negociação com este grupo atinge cerca de 2.501 metalúrgicos representados pelo Sindicato.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, comemora o que para a diretoria do Sindicato, que completou 70 anos em 2024, é considerado um marco histórico. “É muito satisfatório poder garantir que mais de 80% da nossa base esteja contemplada com aumento real antes mesmo da data-base. Isso é resultado de muito trabalho e união da categoria”, afirma o presidente.

É a primeira vez na história do SMetal que as CCTs são assinadas antes da data-base da categoria, que foi no dia 1º de setembro. Em breve, os acordos serão publicados no Portal SMetal.

Assembleia Geral

Os metalúrgicos da região de Sorocaba aprovaram a proposta negociada entre as entidades sindicais e os grupos patronais na última sexta-feira, 29, em Assembleia Geral realizada por meio eletrônico e presencial.

Com a decisão, 80% dos mais de 47 mil metalúrgicos representados pelo SMetal estão com os direitos assegurados.

Leandro explica que o Sindicato tem buscado negociar com o restante das empresas. “Por meio das nossas negociações, mesmo que individuais, iremos buscar e contemplar o número possível de trabalhadores da nossa base”.

Os trabalhadores também aprovaram um protocolo de aviso de greve para os casos de empresas e grupos patronais que não contemplem as demandas da categoria, como são os casos do Siniem, o antigo Grupo 10 e o Sicetel. Confira a seguir os grupos que já encerraram as negociações, com propostas aprovadas.

⦁ SINDRATAR
Empresas: Jet Maq, Link Cold, Termo Tek, Searcon Ar Condicionado, entre outras

⦁ SIFESP
Empresas: Vicfer, Aluzinco, Metalvic, Metalor, Metalax, MG.Fundição, Saboo, entre outras