A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) reúne os sindicatos filiados no próximo dia 1º de agosto para debater a Campanha Salarial 2024. A decisão foi tomada na reunião realizada na quarta-feira (24) entre a direção executiva e a assessoria da entidade.
No encontro, os representantes da FEM-CUT/SP e dos sindicatos filiados irão realizar um balanço da Campanha Salarial até o momento, discutir pontos importantes das negociações, definir estratégias e organizar um calendário de ações.
Um dos principais pontos da reunião será a organização dos sindicatos filiados para intensificar a mobilização com os trabalhadores nas bases.
A direção da FEM-CUT/SP já realizou rodadas de negociações com todas as bancadas patronais para buscar as reivindicações dos metalúrgicos em toda base no Estado de São Paulo. Com exceção do Grupo 10 (FIESP), que desde 2017 não abre negociações com a entidade.
De acordo com Erick Silva, presidente da entidade, que enfatiza que o objetivo é fechar as negociações o quanto antes.
“Nossa data-base é em 1º de setembro e, por isso, trabalhamos para que os empresários mandem as propostas até na primeira quinzena de agosto para que possamos, até o final do próximo mês, organizar as assembleias para a votação dos trabalhadores”.
Ele completa que é compromisso da FEM-CUT/SP buscar o aumento real nos salários e assinar as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs). “Os metalúrgicos são fundamentais para o processo produtivo e nada mais justo que sejam reconhecidos e valorizados, com dinheiro no bolso e direitos garantidos na CCTs”.
Max Pinho, secretário-geral da entidade, destaca que os sindicatos filiados estão juntos com a FEM-CUT/SP na luta pelas Convenções Coletivas de Trabalho e por bons resultados na Campanha Salarial 2024.
“As entidades sindicais em todo estado estão unidas e mobilizadas, dialogando com os trabalhadores e demonstrando que estamos todos dispostos a lutar pelos nossos direitos. Diversas assembleias de mobilização estão sendo realizadas e o movimento vai crescer ainda mais à medida que se aproxima a nossa data-base. Vamos juntos nessa garantir nossa valorização em mais uma Campanha Salarial vitoriosa”, afirma o sindicalista.
Leia mais: INPC acumula 3,58% desde a última data-base dos metalúrgicos
Leia mais: SMetal reúne com representantes de empresas para avançar nas negociações coletivas
Data-base
Em 10 meses, entre setembro de 2023 e junho de 2024, os trabalhadores da base da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) tiveram 3,58% de perdas salariais com a inflação. O cálculo realizado pelo Dieese leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
No mesmo período do ano passado, os metalúrgicos acumulavam 3,87% de perdas salariais com o índice inflacionário, segundo o Dieese.
Este ano, a Campanha Salarial tem como slogan “Unidade e Luta – Vamos Conquistar a Nossa Parte”. Já os principais eixos que serão negociados com as bancadas patronais são: 1. Valorização das Convenções Coletivas; 2. Reposição da Inflação; 3. Aumento Real; 4. Redução da Jornada de Trabalho Sem Redução de Salário; e 5. Redução dos Juros.