FEM/CUT, Conlutas e Intersindical unificam lutas na Campanha Salarial

Os 14 sindicatos filiados à FEM/CUT, junto aos sindicatos filiados à Intersindical e filiados à Conlutas, realizarão paradas na produção nesta quarta-feira, dia 18, por todo o Estado de São Paulo

Imprensa Smabc
Mídia Consulte

No destaque, o presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques (Biro Biro)

Dirigentes dos sindicatos metalúrgicos da FEM-CUT/SP, da CSP-Conlutas e Intersindical vão unificar as mobilizações da Campanha Salarial e promoverão paralisações conjuntas. A decisão foi acertada em reunião ocorrida na terça-feira, 17 de setembro, na sede da CUT, na região do Brás. Participaram o presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques da Silva, (Biro Biro) e os diretores da CSP-Conlutas e do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Luiz Carlos Prates, o Mancha, e da Intersindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas, Eliezer Mariano da Cunha. A data-base das categorias é 1º de setembro.

Reivindicações

As lideranças sindicais do ramo metalúrgico também definiram o apoio a uma pauta conjunta que destaca as seguintes reivindicações: o reajuste de salários com aumento real, a redução da jornada de trabalho, sem redução no salário, e a retirada imediata do Projeto de Lei 4.330 que incentiva a terceirização.

Em nota conjunta, as entidades salientam “que a unidade de ação é fundamental para a possibilidade de vitória do movimento e se soma a outras categorias que estão em luta na Campanha Salarial neste momento, como os bancários, petroleiros, os trabalhadores do Correios e outras”, finaliza.

Na opinião da FEM-CUT/SP, Valmir Marques, Biro Biro, a unidade com as centrais sindicais do ramo metalúrgico também é fundamental para mostrar aos patrões que os trabalhadores estão fortalecidos. “Além disso, valorizará a nossa ação”, concluiu.

Avisos de greve

A FEM protocolou na segunda-feira, 16, para todas as bancadas patronais avisos de greve, em razão do não avanço nas reivindicações sociais e econômicas propostas pela FEM. De acorco com o comunicado, os sindicatos metalúrgicos filiados iniciarão após o prazo de 48 horas, ou seja, nesta quarta-feira, 18, paralisações nas fábricas. As negociações com as bancadas continuam. A próxima rodada com a FEM acontecerá na quinta, 19, com a bancada do Grupo 3 (autopeças, forjaria e parafusos), às 10h, na sede da entidade patronal, no Sindipeças.

Todos os 14 sindicatos metalúrgicos realizaram assembleias nas bases que aprovaram paralisações que deverão acontecer a partir desta quarta-feira, dia 18, no Estado.

Metalúrgicos em Campanha no Estado
Base CUT

210 mil na FEM-CUT (exclusive trabalhadores nas montadoras)

Base Conlutas e Intersindical