GRATUITO

Feira Literária ‘Mulheres em Prosa e Verso’ acontece neste sábado, dia 22

Evento deve contar com bate-papos, palestras e a venda de livros exclusivamente de autoras locais

A sede do SMetal fica na Rua Julio Hanser, 140, próximo à rodoviária de Sorocaba.

A sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recebe neste sábado, 22, a primeira edição da Feira Literária “Mulheres em Prosa e Verso”. Idealizado pelo Comitê Popular de Luta “Mulheres pela Democracia”, o evento acontece das 9h às 18h30. A entrada é gratuita.

Com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho de autoras sorocabanas, a iniciativa deve contar com bate-papos, palestras e a venda de livros exclusivamente de autoras locais, além de um sarau com microfone aberto. Ainda, o evento terá um espaço para arte, artesanato e alimentação, organizado pelo Grupo Economia Solidária do Comitê.

“Sabemos que a repressão histórica sofrida pelas mulheres no mercado de trabalho também tem seu reflexo na literatura. Pensando nisso surgiu a ideia da feira literária, na intenção de dar visibilidade, reunir presencialmente pessoas para incentivar a leitura dessas autoras”, afirmam as organizadoras.

Confira a programação:

09h00 – ABERTURA OFICIAL
Comitê Popular de Luta “Mulheres pela Democracia”

09h30 – MULHERES NA LITERATURA, com:
Diana Junkes, poeta, crítica literária, professora de Teoria Literária da UFSCAR, pesquisa interfaces entre poesia e política, literatura e direitos humanos.

Maria Teresa Ferreira, escritora e psicanalista, idealizadora do Projeto: “Enegrecendo”. Autora do livro: “A menina que lia o vento”, coautora de “Narrativas de liberdade: marcha das mulheres negras de São Paulo”, e também “Carolinas – a nova geração de escritoras negras brasileiras”.

Fabiana Ferraz, crítica literária, parecerista e escritora, livro premiado “Se eu morresse amanhã”, moderadora do Clube da Escrita.

Mediação: Ariani Teodoro

12h30 – CONHEÇA-NOS
Roda de Conversa com várias escritoras de Sorocaba, que apresentarão seus trabalhos. Após a mesa, estarão com seus livros à venda.

Mediação: Angeles Paredes, Ariani Teodoro

14h00 – CONHEÇA-NOS

Mediação: Gabrielle Albuquerque, Ariani Teodoro

14h45 – LIVROS, FILMES E FEMINISMO
Fernanda Gehrke, jornalista, especializada em poéticas visuais, integrante do Conselho Municipal de Políticas Culturais, curadora do Bechdel Cineclube Feminista, editora web e avaliadora de projetos culturais.

Mediação: Gabrielle Albuquerque

15h45 – MULHERES NA RESISTÊNCIA
Fernanda Ikedo, jornalista, mestra de pós-graduação UFSCAR, autora do perfil: Egle Vannucci Leme, “Heroínas desta história”, coorganizadora do livro: “Trabalhar e adoecer na agroindústria”, do documentário: “Porque lutamos!”, autora do livro: “Ditadura e repressão em Sorocaba: história de quem resistiu e sobreviveu”.

Mediação: Viviane Mendonça

17h00 – ESCREVIVER A PALAVRA
Debora Brenga, escritora, contadora de história e dramaturga, recebeu o Prêmio Carolina Maria de Jesus, do Ministério da Cultura e facilitadora de processos construtivos da escrita criativa: “No meio do caminho tinha uma luz”, “As sete vidas de uma história”, “Alba Astraças e as nossas quinzenas” e “O cão do fascismo vive sempre de pau duro ou ave no céu, ave no chão?”

Mediação: Virginia Fernandes Santos e Regina Cardoso

17h45 – SARAU
Roselaine Cruz Poetisa, Slam 015, Microfone aberto

Comitê Popular de Luta Mulheres Pela Democracia Feira Literária “Mulheres em Prosa e Verso” gratuito