Os moradores da favela Santa Rosa, em Sorocaba, receberam nesta quarta-feira, dia 24, brinquedos para criação de um playground no local, doados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA).
Segundo o presidente da entidade, Leandro Soares, o playground ficava instalado no Clube de Campo da categoria, que está passando por uma ampla reforma desde o ano passado. Por decisão da diretoria, os brinquedos – como gangorras, escorregador e gira-gira – serão substituídos e os antigos, que estão em boas condições, foram doados para as crianças em situação de vulnerabilidade social.
“Enquanto Sindicato Cidadão, a nossa entidade tem o compromisso de buscar melhorias além da fábrica, que atendam toda à sociedade, especialmente onde o poder público não chega. Com essas doações, o objetivo é, juntamente com os moradores e associações parceiras, criar um espaço coletivo na comunidade para fortalecer a cidadania”, assegura.
A presidente da CUFA Sorocaba, Drika Martim, parceira da ação, esclarece que os próprios moradores estão se mobilizando para limpar o terreno e preparar o local para a instalação dos brinquedos. “Já conseguimos cimento e tinta para começar a arrumar o playground”, afirma.
Ela conta que, quando os brinquedos chegaram à ocupação, foi bastante emocionante. “A alegria das crianças ao ver o caminhão com os brinquedos, tentado ajudar a descarregá-lo, foi contagiante. Além disso, as ações da CUFA e do Sindicato têm envolvido a comunidade e faz com quem eles se sintam pertencentes e cuidem melhor do espaço”, enfatiza Drika.
A escolha da favela Santa Rosa não foi à toa, como explica a presidente da CUFA. “Optamos pela comunidade devido à quantidade de crianças e a vulnerabilidade na qual elas vivem. Atualmente, são mais de 100 crianças e sabemos das dificuldades do local. Oferecer a oportunidade de lazer e cultura a elas é muito gratificante”.
Em vídeo enviado ao SMetal, Suelen de Oliveira, moradora da Santa Rosa, agradece a doação e fala da importância dos brinquedos para a comunidade. “Em nome da ocupação, só temos a agradecer ao Sindicato pela doação para as nossas crianças. Nessa época de pandemia, ficou muito mais difícil segurar eles em casa, debaixo de barracos e de casas madeira e lonas. Muito obrigada”.
Relembre outras ações da parceria SMetal e CUFA Sorocaba:
– Mais de 200 testes da Covid-19 foram realizados na favela Santa Rosa
– Covid-19: CUFA, HCA e SMetal fazem ação em favela de Sorocaba
– Comunidade de Sorocaba recebe doação de kits de beleza e higiene
– Banco de Alimentos e CUFA fazem doação para aldeia em Tapiraí