Falta de médicos em Sorocaba segue sem solução imediata

Assessoria de Imprensa - Vereador Izídio de Brito/PT
Foguinho/Imprensa SMetal

A falta de médicos em centros e unidades de saúde de Sorocaba foi discutida durante o encontro dos conselhos locais de saúde da regional Oeste, realizado na noite da última terça-feira, dia 20. Com a participação do vereador Izídio de Brito (PT) e do secretário municipal Vagner Guerrero Rinaldo, a reunião aconteceu no prédio da Unitem com a presença de coordenadores e conselheiros locais das unidades de atendimento do colegiado sudoeste e noroeste.

Sobre a falta de clínicos gerais em alguns centros de saúde, conforme constatou Izídio de Brito, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, em visita na unidade do Maria Eugênia na última sexta-feira (16), o secretário afirmou que aguarda a contratação de médicos via concurso público para sanar a demanda.

O parlamentar petista lamentou a resposta negativa para a solução da carência imediata de médicos não só da região oeste, mas de todas as demais do município. “Foram várias as vistorias que realizamos nos últimos anos em que constatamos a falta de médicos e todas elas foram comunicadas ao prefeito e Secretaria de Saúde. Pelo jeito não fomos ouvidos e quem sofrerá as consequências até o próximo concurso público será a população”, ressalta Izídio de Brito.

O vereador agendará para a próxima semana uma reunião com moradores da região para discutir a carência de profissionais e o que poderá ser feito a respeito.

Hospital Municipal

Outra cobrança feita pelo petista na reunião foi sobre o andamento do projeto do Hospital Municipal de Clínicas de Sorocaba, que nasceu de uma proposta de iniciativa popular com a adesão de 26 mil moradores, apresentada em maio de 2012. “De acordo com o secretário, as obras de construção do hospital começarão no início de 2016. Vamos ficar atentos com relação aos prazos, pois a cidade precisa dele”, conta o vereador.

Também foram discutidos durante a reunião os papéis dos conselheiros locais, a cobertura das campanhas de vacinação do HPV, sarampo e poliomielite, de tuberculose e dengue, demandas pontuais das unidades e o calendário das próximas reuniões dos conselhos locais de Saúde Oeste deste ano, entre outro

Câmara Municpal de Sorocaba HPV Izídio de Brito Maria Eugênia PT Vagner Guerrero Rinaldo